Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Santos Summit: 5 motivos para não perder a estreia do evento de inovação em Santos

Se 2024 já começou agitado em janeiro para quem luta pela retomada do perfil inovador da cidade de Santos com a inauguração do Parque Tecnológico, essa missão segue firme e forte com um evento que promete continuar essa transformação. O Santos Summit vai acontecer pela primeira vez entre os dias 7 e 9 de março de 2024.

O encontro reúne especialistas das áreas da tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade e acontece no Parque Tecnológico de Santos.

Nós, do time Juicy, já estivemos em inúmeros congressos do gênero no Brasil e no mundo. Por isso, é uma honra e um orgulho saber que, a partir de agora, o município estará no mapa da nova economia com o Santos Summit. Sim, trata-se de muito mais do que apenas um evento. Representa um momento histórico para o ecossistema de inovação em Santos.

www.juicysantos.com.br - santos summit

Na pauta do Santos Summit, estão assuntos como a Economia Azul (promoção de crescimento econômico com base na preservação dos ecossistemas marinhos e na sustentabilidade ambiental) – e o ESG (sigla para Meio Ambiente, Social e Governança, no termo em inglês).

Serão mais de 230 painelistas e palestrantes em 3 dias de conversas e debates.

Portanto, destacamos aqui uma lista de razões para você reservar sua agenda e conferir tudo de perto.

5 motivos para não perder o Santos Summit 2024

1. Ouvir palestrantes incríveis

O Santos Summit já confirmou nomes fortes do cenário de tecnologia, startups, sustentabilidade e comunicação que estarão por aqui compartilhando insights e trajetórias. É uma ótima oportunidade de estar em contato com o pensamento de pessoas – muitos deles, santistas da gema! – que estão fazendo acontecer no cenário socioeconômico nacional e internacional.

Dani Junco segurando o livro Mãe por que você trabalha?

Olha só quem vem:

  • Ingrid Barth, presidente da Associação Brasileira de Startups;
  • Felipe Crinit, CEO da Rappi Brasil
  • Dani Junco, CEO da B2Mamy 
  • Juliana Goes, jornalista, escritora e apresentadora;
  • Crica Wolthers, fundador do Vegan Business
  • Beatriz Bevilaqua, jornalista e comunicadora de startups
  • Alessandro Lopes, especialista em BIM (Modelagem de Informação da Construção)
  • Ronaldo Christofoletti, presidente do Grupo Especialistas em Cultura Oceânica
  • Rodrigo Selback, apresentador e redator do Games e Profissões da Ubisoft
  • Sandrelise e Edmar Moraes, fundadores do Ilhahub de Inovação
  • Cristiane Pereira, presidente do Instituto Multiplicidades.

2. Conhecer por dentro o Parque Tecnológico de Santos

O Parque Tecnológico de Santos abre as portas para toda a comunidade durante o Santos Summit. E não dá para simplificar a importância simbólica dessa data.

O espaço teve sua obra completa inaugurada no dia 31 de janeiro de 2024 após anos de impasses e uma certa estagnação no cenário tecnológico e de empreendedorismo local.

Parque Tecnológico de Santos

Então, agora é hora de visitar – ou rever – o Parque Tecnológico e conhecer todo o seu potencial e suas possibilidades.

3. Ocupar a cidade

Assim como acontece em eventos similares ao redor do mundo, todo o território se mobiliza para discutir soluções e ideias. Assim,

Na estreia, pavilhões temáticos e atividades paralelas vão rolar em outros pontos da cidade alem do Parque Tecnológico:

  • Pinacoteca Benedicto Calixto (Boqueirão) – abertas ao público,
  • Museu do Café (Centro Histórico) para investidores inscritos.

4. Conectar-se com quem pensa o futuro da cidade

Além de profissionais e empreendedores de tecnologia, líderes, executivos e investidores, estarão circulando por aqui entusiastas de um jeito novo de enxergar o mundo. E mais: eventos como esse geram uma enorme abundância de oportunidades para todos os envolvidos.

“Nosso objetivo é conectar as pessoas com líderes e visionários do setor, inspirando com ideias e projetos que estão redefinindo o futuro de maneira ética e sustentável. O Santos Summit é uma plataforma para explorar como a tecnologia e a inovação podem ser alavancadas para um desenvolvimento mais verde e azul”, explica o diretor-presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt.

Esses são os eixos temáticos do Santos Summit:

  • Porto e Energia
    Palestras, debates, expositores trazendo as tendências tecnológicas nos mercados de Logística, Infraestrutura, Comércio Internacional, Eletrificação de Modais, Energias Renováveis e Limpas, Eficiência e Inteligência Energética.
  • Cidade Inteligentes, Humanas e Sustentáveis
    Mobilidade Urbana, Gestão Inteligente de Resíduos, Espaços Públicos Eficientes, Participação Cidadã, GovTechs, Marco Legal das Startups, IoT, conexão Porto-Cidade, Construtechs, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável.
  • Comunidade e Relações Humanas
    Economia Compartilhada e Colaborativa, Educação Digital e Aprendizagem comunitária, Poder e União de forças em uma comunidade, BigData priorizando recursos, Arte, Cultura e Tecnologia, transformando realidades.
  • Economiza Azul
    Porto Sustentável, Turismo Histórico e Marítimo Inteligente, Turismo Ecológico, Extração Offshore Responsável, Pesquisa e Conservação Marinha, Educação Ambiental, Desenvolvimento de Políticas em prol do Pacto ODS 2030, Parcerias Público-Privadas para Sustentabilidade.
  • Saúde, Bem-Estar e Esporte
    IoT em monitoramento de saúde, Telemedicina, Novos hábitos de consumo e comportamento, Realidade Virtual para Reabilitação, Nutrição Sustentável, Inteligência Artificial auxiliando nas prevenções e tomadas de decisões.
  • Games
    Turismo Imersivo e Gameficado, Educação com Gameficação, Cidade Criativa, Produção Audiovisual, Tecnologias Emergentes em Games, Jogos Sociais e colaborativos, E-Sports, Blockchain, Inteligência Artificial nos Games.

5. Pensar a ligação entre meio ambiente e inovação

Uma das atrações do Santos Summit é um evento-satélite da Década do Oceano, uma parceria entre Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ou seja, um tópico de importância crucial para a Baixada Santista.

Vale lembrar que já falamos disso aqui – Santos já está entre as cidades mais afetadas pela elevação do nível do mar.

Santos e a inovação

Segundo já contamos neste texto, a cidade já foi pioneira no início dos anos 2000 quando abrigou, no Centro Histórico, uma incubadora de empresas. No entanto, com o tempo, o estímulo ao empreendedorismo e à inovação perderam espaço. Porém, para nós, sempre esteve clara a missão de que valorizar esse setor significa uma série de ganhos para a cidade:

  • Diversidade socioeconômica
  • Governança forte e diversa
  • Formação para a nova economia
  • Redesenho e integração do entorno
  • Políticas públicas e leis
  • Investimento direto

Para fazer parte desse movimento de retomada, não dá pra perder o maior evento de inovação do litoral de São Paulo. Será em Santos, nos dias 7, 8 e 9 de março.

Inscreva-se no site do Santos Summit

Há ingressos gratuitos para estudantes e visitantes, que terão acesso às áreas abertas para visitação no Parque Tecnológico.

O Parque Tecnológico de Santos fica na Rua Henrique Porchat, 47, Vila Nova.

O Santos Summit é uma realização do Parque Tecnológico em parceria com a Prefeitura de Santos, com organização da Fulltime Eventos e Turismo e apoio do Sebrae, Associação Comercial de Santos, LIDE Litoral Paulista, Pinacoteca Benedicto Calixto, Museu do Café, B2Mamy, Instituto Multiplicidades, Juicyhub, Hub Brasil Export e Santos Convention & Visitors Bureau.

Texto porFlávia Saad
Santos (SP)