Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Santos ganha manifesto de inovação

Você sabia que a cidade de Santos acaba de ganhar o seu Manifesto de Inovação? E sabe qual é o impacto disso para toda a comunidade?

Texto por Simone Basile

Em julho e agosto de 2022, diversos atores contribuíram para a elaboração do Manifesto de Inovação de Santos, que foi divulgado no encerramento na 2ª edição do Inova Portos, evento que aconteceu em agosto, aqui em Santos, que teve como foco a inovação portuária.

O documento formaliza os valores mais caros para a comunidade e a visão de futuro para a cidade, que vai além do segmento portuário, hoje considerado o maior protagonista econômico da região. Diferentes vocações locais foram também contempladas, e o porto tem um papel fundamental no fomento de algumas dessas vocações.

Ineditismo e atores locais

Vale ressaltar que esse Manifesto é algo inédito na cidade, pois, pela primeira vez, foi possível reunir os diversos atores locais que, representam a quádrupla hélice – Governo, Mercado, Universidades e Sociedade.

Essa representação mais ampla tem como um dos objetivos identificar os anseios dos diversos stakeholders.
Além disso, juntos, esses atores podem trazer a sinergia necessária para o fomento do ecossistema empreendedor e de startups na região.

E pelo ineditismo, vale a pena você, que está lendo esse texto, conhecer os atores envolvidos nesse início de jornada, e assim, se quiser, poderá participar desse movimento, contribuindo para as próximas etapas.

  • SPA – Santos Port Authority
  • Seport – Secretaria dos Portos
  • Prefeitura Municipal de Santos
  • Sebrae-SP
  • Sebrae for Startups
  • Fundação Parque Tecnológico de Santos\
  • Caiçara Valley
  • Abtra (Associação Empresarial Portuária)
  • Fatec / Inova CPS
  • Strong FGV
  • Unisanta
  • Spacemoon
  • Hexagon.Pro
  • NetFoods

Atores do manifesto de inovação de Santos

É importante ressaltar também, que outros atores de diversas instituições e empresas foram convidados a participar, mas não puderam estar presentes na construção do Manifesto, mas a enorme maioria ressaltou a importância do documento tendo manifestado apoio às decisões tomadas por essa representatividade.

Não há duvida de que a materialização do Manifesto de Inovação só acontecerá com a participação ativa desses (e outros) atores locais, cada um deles com suas expertises, networking e influência.

Apenas com essa união, será possível alcançar os resultados necessários para que Santos e região cheguem a um patamar mais elevado de inovação e de empreendedorismo, alinhado às diretrizes para um desenvolvimento sustentável, e assim, gerando mais oportunidades para todos que aqui moram e também, para aqueles que para cá desejam voltar.

E, sem dúvida, são muitos os santistas que para cá querem voltar, mas não veem possibilidades, no curto prazo, para trabalharem ou empreenderem aqui. E não apenas os santistas “natos”, mas também aqueles “santistas de coração”, que para cá vieram e não querem mais ir embora.

E aqui não poderia deixar de mencionar o meu próprio exemplo e o do Marcio Cruz, ambos “santistas”, eu uma santista nata, que deixou a cidade ainda pequena e retorna agora, depois de décadas fora e querendo aqui permanecer, e o Márcio, um santista de coração, que veio para Santos há cerca de nove anos e vem contribuindo desde então, com o processo de inovação na região.

Foi gratificante vermos os resultados desse início de jornada – a grande visão de futuro traduzida nesse documento.

O que vem por aí

O Manifesto é apenas o começo de uma longa e desafiadora jornada de inovação e empreendedorismo com foco no desenvolvimento regional sustentável. Há muito trabalho a ser feito daqui para frente, desde a formulação de um protocolo de intenções, com objetivos a serem alcançados, planejamento, definição de responsabilidades, governança, e articulação envolvendo o setor público e privado.

Santos quer ser referência em tecnologia e inovação, desenvolvendo um polo tecnológico, que contemple a inovação, tanto no segmento portuário como também, nas demais vocações econômicas de Santos e região. Este é o desafio.

O “jogo” começou e precisamos ganhar, não dá para ficar no zero a zero, e muito menos perder, pois já estamos alguns anos atrasados. Cidades com menor potencial que a nossa, com menos atrativos e vocações, já estão nesse jogo há tempos e fazendo gols.

E para ganhar esse jogo, Santos tem vantagens competitivas, dentre elas:

  1. Localização privilegiada – proximidade com o maior centro de negócios do país e um dos maiores do mundo – cidade de São Paulo;
  2. Maior Porto da América Latina – capacidade de fomentar a inovação portuária;
  3. Indicadores de Qualidade de Vida e Segurança elevados – um atrativo para vinda de profissionais que queiram usufruir dos benefícios dessa cidade para morar;
  4. Instituições de Ensino Superior – capacitação de jovens talentos para as novas oportunidades que vão surgir;
  5. Instituições importantes estabelecidas aqui – Sebrae, Senai, Parque Tecnológico, Juicyhub (nova economia), Caiçara Valley, Universidades;
  6. Diferentes vocações que podem levar ao desenvolvimento regional sustentável via o ecossistema de startups – economia criativa; economia da longevidade (agetechs e healthtechs); economia do esporte (sportechs), smart cities e economia verde (greentechs).
  7. Importante mencionar que referente à economia verde, Santos pode ir muito além e, talvez ainda não tenha se atentado às inúmeras oportunidades, que vão desde energia limpa – energytechs, com foco no potencial do oceano e das marés, logística verde e porto verde – para ficarmos apenas com alguns exemplos

E para finalizar esse artigo, aí vai um depoimento pessoal.

Desde que cheguei aqui, tenho mapeado o potencial dessa cidade e região, e confesso que contribuir com a visualização e materialização desse futuro, colocando em prática o meu conhecimento e toda a minha vivência profissional, tem sido muito gratificante.

Por isso, gostaria de, juntamente com o Márcio, convidar você para estar conosco nessa construção do futuro que queremos. Se acha que pode contribuir vem com a gente.

Simone Basile – Caiçara Valley
Marcio Cruz – Sebrae-SP

Quer conhecer o Manifesto de Inovação de Santos? Veja abaixo

Manifesto de Inovação – O futuro que queremos construir juntos!

Para todas as direções que olhamos, o que visualizamos são possibilidades de futuros vibrantes para nossa comunidade. Tudo o que vemos são opções de futuros desejados e esperados por todos nós.
Sabemos que inovar é trazer um pouco do futuro para o presente.

Este manifesto busca trazer para o agora o poder da ética, da integração, da cooperação, da diversidade, da inclusão e da sustentabilidade para o nosso ecossistema.

Buscamos continuamente fomentar um ambiente que seja referência em inovação e colaboração, que objetive o desenvolvimento local e o bem-estar comum, mobilizando as gerações de ontem, de hoje e de amanhã.

Queremos construir uma cidade inteligente e inventiva, que gere oportunidades a partir de suas diferentes vocações, que abrace novas ideias e que atue como um polo tecnológico.
Vamos criar uma governança capaz de materializar a visão expressa neste manifesto, por meio de um fórum permanente para debate sobre inovação em nossa comunidade.

Nosso objetivo é ir além de nossa região, irradiando inovação por meio do Porto de Santos e abraçando nossas demais vocações. Queremos ecoar as ações deste mundo novo, pleno de futuros para todos e para toda região.

Esta construção já começou.
Vamos juntos em direção ao futuro!

Manifesto Inovação Santos

Texto porLudmilla Rossi
Santos