Santos, a 2ª melhor cidade para criar seus filhos
Está grávida ou planeja aumentar a família? Aí vai uma boa noticia pra você: Santos foi considerada a segunda melhor cidade brasileira (com mais de 260 mil habitantes) para criar os filhos.
(Mas disso a gente já sabia, né?)
A pesquisa, encomendada pela Revista Exame, foi feita pelo Delta Economics & Finance e leva em consideração 48 variáveis, como sistema de saúde, educação, segurança publica e outros. A nossa cidade perdeu apenas para Florianópolis.
Outros municípios da Baixada Santista estão na lista, que compõe 100 cidades no total, caso de São Vicente, Praia Grande e Guarujá. No entanto, apenas São Vicente conseguiu ficar entre as 50, na 47° posição. As outras cidades ocuparam 54° e 58° respectivamente.
“Não consigo entender isso, sei que Santos é mais desenvolvida, até por fatores comerciais, como a existência do porto. Mas meu filho faz diversas atividades físicas e culturais aqui em Praia Grande, tudo de graça”, comentou a avô do pequeno Luiz, que esperava o filho na saída do judô.
Leia também:
Turismo em Santos
Bom, a gente tenta explicar. Enquanto Santos fez 35,46 pontos na somatória final, Praia Grande fez 27,31. Isso se deve a expectativa de estudo aos 18 anos em Santos, que tem um maior número de universidades que a Praia Grande, ao nível de analfabetismo e desenvolvimento humano.
O fator porto, citado pela dona Claudia Santos, aliado ao maior tempo de emancipação, faz com que Santos tenha essas vantagens. Afinal de contas, são 468 anos contra apenas 48.
Otimismo
Mas vamos falar de coisas boas?
Santos é uma cidade muito bacana pra quem tem filhos pequenos e dá pra ver o porquê nas fotos que ilustram esse post, que são da talentosíssima Talitha Cicon.
Lugar pra brincar não falta. E quem vem ou volta pra cá em busca de qualidade de vida pode atestar que a possibilidade de ir à praia depois de um dia de trabalho no verão com as crianças realmente não tem preço.
Nossa seção Santos para Crianças mostra que existem muitas opções de programas para fazer com os pequenos, muitos deles gratuitos.
Também temos boas escolas e um número razoável de hospitais (ainda que não ofereçam atendimento de excelência, em especial quando se fala de parto).
E você, o que acha? Santos é mesmo um bom lugar pra criar os filhos? Deixe um comentário pra gente.