Juicy Santos
Texto porJuicy Santos
Santos

Quando Claudia Raia viajava nas catraias de Santos em Deus nos Acuda

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Que iniciativa extraordinária li aqui no Juicy Santos. Um passeio gratuito por pontos da cidade que serviram – e têm servido – de cenário para filmes, séries, comerciais de televisão. É o Santos Cine Afetiva. Vida longa. Que os santistas, afetuosamente, caminhem nessa.

Até porque, há muito o que se conhecer – e o que se reconhecer – nessa série de passeios. Afinal, não é de hoje que a cidade empresta sua paisagem para obras do audiovisual. Houve até uma novela ambientada em Santos, quase 30 anos atrás. Não só a locação, a trama era santista também.

É relembrando desse folhetim televisivo que inicio uma série de textos sobre a Santos dos anos 1990.

Nessa década, vivenciei Santos no período da vida em que mais passamos por transformações. A transição da infância para a adolescência e, depois, da adolescência para a juventude…

São memórias daquela época que os textos = meio crônica, meio ensaio, meio reportagem – vão trazer: o que se fazia, o que se pensava, o que a cidade tinha para oferecer, o que ficou no passado, o que ainda se faz presente, o que pode servir para o futuro…

Voltando à novela.

www.juicysantos.com.br - novela deus nos acuda edson celulari e claudia raia

Cenário de novela em Santos

Deus Nos Acuda foi exibida pela Globo entre 31 de agosto de 1992 e 27 de março de 1993. Evidente que não me recordava assim, de cabeça, com tanta precisão, do período em que a novela esteve no ar. Recorri ao site da emissora para buscar essa informação.

Lembrava-me direitinho, porém, dos personagens, seus intérpretes e suas histórias. E, principalmente, dos rincões santistas na tela. Por exemplo, que a protagonista, Maria Escandalosa (Cláudia Raia), morava nos arredores da Bacia do Mercado. Tinha um flerte com o catraieiro Paco (Raul Gazolla). Isso antes de conhecer, se apaixonar e se relacionar com o ricaço Ricardo Bismark (Edson Celulari).

www.juicysantos.com.br - novela gravada em santos deus nos acuda

Cláudia Raia, na pele de Maria Escandalosa, cruzava de Santos para Vicente de Carvalho na catraia de Paco. Pedalava pelas vias de paralelepípedos do cais, na altura onde hoje está a Avenida Perimetral. Imagens áreas de um porto com seus antigos armazéns amarelos e seus guindastes modestos comparados ao maquinário de agora serviam de transição entre um conjunto de cenas e outro.

www.juicysantos.com.br - novela gravada em santos deus nos acuda

Núcleo das “filhinhas” em Deus nos Acuda

A Bacia do Mercado ainda abrigava Dona Armênia (Aracy Balabanian), vinda de outra novela de sucesso, Rainha da Sucata. Era dona de um prédio, no qual locava os apartamentos.

Dois de seus três “filhinhas” vivam com ela. O terceiro, sumido, surge bem depois. Para surpresa, e naqueles tempos espanto absoluto, Gino aparece como uma mulher – Gina.

Isso mesmo, 27 anos atrás, Deus Nos Acuda trouxe para dramaturgia, no horário das sete, o que classificaríamos hoje como temática LGBT.

A praia também apareceu em Deus nos Acuda

A Santos da orla era coadjuvante, mas teve em Deus Nos Acuda seu momento de estrela também. No capítulo 5, Dona Armênia, por telefone, orienta Baby Bueno (Glória Menezes), da elite paulistana, como chegar à Bacia do Mercado. Enquanto Dona Armênia narra o trajeto – descer a Serra do Mar pela Anchieta ou pela Imigrantes, pegar a avenida da praia até o ferry boat, depois a avenida portuária – imagens desses locais vão ilustrando a conversa.

www.juicysantos.com.br - novela gravada em santos deus nos acuda

Nessa narração, Dona Armênia abre um parênteses, para fazer uma observação, com seu sotaque e entonação característica.

“As praias agora, tudo limpinha, bonitinha…”.

É que àquela altura Santos era destaque nacional e mundial pelo trabalho de recuperação da balneabilidade de suas águas do mar. Foi uma ação que envolveu a instalação de comportas nos canais e o desvio do fluxo para o emissário submarino, além do combate a ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem.

Santos volta à cena

A repercussão do programa fez com que o número de turistas no verão de 1992 fosse recorde. Artistas que vinham para os shows gratuitos na praia – Gilberto Gil, Pepeu Gomes, Paulinho da Viola, Rita Lee, entre outros – declaravam seu encantamento com o que viam, noticiava a imprensa à época.

Foi com esse status de vedete, de menina dos olhos, de rainha do mar, que Santos protagonizou Deus Nos Acuda. Quase três décadas depois, o vai e vem das catraias (ainda que sem Cláudia Raia na proa), o entra e sai de navios, a vida a beira mar continuam a inspirar roteiros.

Até o próximo capítulo, então.

Assista aqui cenas da novela Deus Nos Acuda gravadas em Santos

*a coluna Santos90, dedicada a resgatar a memória da cidade e da região na década mais divertida do século XX, tem autoria de Wagner de Alcântara Aragão, em colaboração para o Juicy Santos