Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

California Brasileira e o hardcore santista

Nos anos 90, Santos tinha uma das cenas de rock mais inovadoras do Brasil.

Por aqui, o hardcore punk fazia a cabeça da molecada e influenciou muito do que veio depois disso. Dá pra perceber, de cara, a influência musical e de atitude em bandas como Charlie Brown Jr., NX Zero, CPM 22, entre outras.

E essa história virou filme, pelas mãos de Wladimyr Cruz e Rodiney Assunção.

California Brasileira, que acaba de ganhar seu primeiro trailer, retrata o cenário independente da época entre 1991 e 1999. Espere ver muitos depoimentos e memorabília de quem protagonizou essa viagem, com materiais como pôsteres, vídeos, áudios.

www.juicysantos.com.br - california brasileira hardcore em santos anos 90Foto: Marcella Sanchez

Os dois não são estranhos aos documentários musicais – juntos, dirigiram Os Portais Do Inferno Se Abrem – A história do Vulcano, sobre a banda de metal também caiçara. Além disso, Cruz também fez Woodstock – Mais Que Uma Loja… (super recomendado pra quem gosta de rock  – tem no Netflix) e Uma Nova Onda De Liberdade: A história do Madame Satã.

Califórnia Brasileira

O filme promete retratar o cenário musical local voltado para a cultura punk, fazendo um recorte histórico e geográfico da cidade da qual saíram nomes populares no estilo no Brasil como Garage Fuzz, White Frogs, Sociedade Armada, Safari Hamburguers, Psych Possessor e The Bombers, só para falar de algumas.

Assista ao trailer de Califórnia Brasileira:

O nome do doc vem do fato de Santos ser conhecida assim, já que estava na rota de shows locais e internacionais e contava com uma estrutura incrível para as bandas independentes, com espaços de shows, fanzines e lojas de discos icônicas. Além disso, a relação entre a música, o skate e o surfe, que sempre foram muito fortes aqui, está presente na produção.

“Nossa idéia é lançar o filme em março de 2017, e na versão home-video, um pack duplo, onde além do filme e extras em DVD, teremos também um cd de áudio só com raridades daquela época e mais algumas surpresas que vamos preparar no pacote. Algo inédito para quem viveu e pra quem está conhecendo a produção musical deste recorte temporal”, explica um dos diretores, Wladimyr Cruz. “Além disso estamos preparando alguns eventos pontuais para celebrar o lançamento, como shows, a recuperação e publicação de material online, e exposições itinerantes”, arremata.