Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

16 loucuras de Santos que só quem é de fora percebe

Acabou de chegar a Santos? Então seja bem-vindo. Você, provavelmente, vai amar a cidade. Mas, antes de desfazer as malas e encher o pneu da bicicleta (que vai ser muito usada), saiba que Santos é uma cidade louca. Em geral, todo santista sabe disso. Porém existem algumas loucuras de Santos que só quem é de fora percebe. 

Exatamente essas loucuras podem te deixar confuso. Por isso, o Juicy Santos listou algumas para você se acostumar.

Ao fim desta leitura, você já será um pouquinho mais santista. E, quem sabe, terá adotado algumas das nossas loucuras para a sua vida?!

E se você é da cidade: quantas dessas loucuras de Santos você já identificou no seu cotidiano?

www.juicysantos.com.br - coisas estranhas de santos

Loucuras de Santos que só quem é de fora percebe

1. Santos é um ovo, ou seja, amigos em comum são realmente comuns por aqui. Assim como encontrar conhecidos em todos os lugares.

2. Não estranhe se a pessoa que você for encontrar pra um café ou no elevador da firma estiver de chinelo. Afinal, se acaso houvesse um dresscode santista, ele incluiria chinelo Havaianas e sandálias todos os dias da semana.

3. Menos de 22ºC marcados no relógio da praia já significa ver nas ruas a galera trabalhada nas roupas de inverno como, por exemplo, cachecol, botas e gorro…

www.juicysantos.com.br - coisas estranhas que só quem é de santos faz

4. E tem uma turma que, mesmo no inverno, não abre mão do combo bermuda + chinelo, ou seja, acostume-se com a combinação entre moletom e tactel.

5. Outra coisa é a proximidade entre os bairros e também outras cidades. Por isso, sapatilhas, chinelos e tênis serão mais comuns no seu guarda-roupa, já que muita gente vai andando ou de bike pros lugares. Às vezes, chamar um carro de aplicativo sai mais em conta do que ir de ônibus (principalmente se juntar uma galera com 2 ou 3 pessoas).

www.juicysantos.com.br - camisetas do juicy santos

6. Santistas são bairristas por natureza. Por isso, é comum que exista um comércio quase que independente em cada região e que as pessoas sintam orgulho de dizer onde moram ou onde estão indo. Alguns até vestem a camisa, como nós!

7. Do mesmo modo, há quem prefira ir a São Paulo do que ir consumir em outras cidades da Baixada Santista. Dar rolê por lá vale muito a pena. No entanto, saiba que tem muita coisa legal acontecendo aqui, gente incrível fazendo coisas bacanas e por aí vai…

E tem as 10 coisas que você precisa saber se for morar em Santos

www.juicysantos.com.br - pastel maki pastel com temakiFoto: Alexsander Ferraz/Blog Boa Mesa

8. A galera daqui ama comida boa e diferente. Então, novidades gastronômicas não demoram a chegar e ganhar um toque especial. Só para exemplificar, temos mistura de temaki com burrito e também o temaki com massa com pastel (aka PASTELMAKI).

9. Mas uma coisa que não desceu a serra foi o costume de andar na esteira rolante ou deixar a esquerda livre.

10. Temos muitos prédios pela cidade e alguns deles são tortos.

11. Santos tem MUITAS salas de cinema e teatros. Porém acostume-se a ouvir santistas dizerem que não tem nada para fazer aqui.

www.juicysantos.com.br - mermeleia geleia artesanal de banana com rum

12. Na padaria, média é pão francês e cará pão de cará que não usa cará, ou seja, pão de leite.

13. A cidade tem um alto número de idosos. Muitos vêm para curtir a aposentadoria perto da praia e com muitos dias ensolarados.

14. E a quantidade de praças também é bem alta!

www.juicysantos.com.br - loucuras de santos - mulher em bike na ciclovia

15. Existe um idioma próprio cheio de gírias que todo mundo fala, como magrela, errorex e outras expressões típicas da língua santista.

16. Em conclusão: a cidade é apaixonante. Então, prepare-se para adota-la como seu lar!

O que fazer em Santos

Depois de saber todas as loucuras de Santos que só quem é de fora percebe, chegou o momento de saber o que fazer em Santos. Quando você ouvir alguém dizer que a cidade não oferece boas opções de passeios, gastronomia ou eventos, lembre-se do Juicy Santos. Isso porque aqui, você encontra dicas da agenda de Santos, assim como novidades e dicas de turismo, por exemplo. Para começar, vamos indicar alguns posts bem interessantes sobre o que fazer em Santos:

Dito isso, seja bem-vindo a Santos e divirta-se na cidade. A galera por aqui também ama conversar, ir à praia e tomar bons drinks. Então, a loucura compensa e é quase viciante.

Se precisar de alguma ajuda, o Juicy Santos está sempre por aqui 🙂