Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Espaço do Idoso de Santos

Falamansa
Salsa
Reggaeton
Rouge
+1 Reggaeton

Imagine-se em uma sala de academia dançando as músicas acima descritas. Cansou? Pois bem, esse é só um pedacinho da playlist utilizada na aula de ritmos do Espaço do Idoso de Santos.

No salão, estão senhoras que, em sua maioria, já ultrapassaram os 60 anos – uma dela, inclusive, acompanhada de seu neto, que assiste à aula.

Não tem ritmo que as faça sair da sincronia. As dançarinas rebolam e não perdem um único passo. Ao fim da coreografia – quando deveriam respirar e se recompor para a próxima dança –, colocam a conversa em dia.

Espaço do Idoso (8)

“Isso aqui é sensacional. Eu frequentava os bailes com o meu marido, mas eram bailes de dançar coladinho, e não essas festas malucas de hoje em dia. Quando ele faleceu, eu parei de dançar. Adorei voltar à ativa, ainda mais que é bem ao lado de casa”, explica Aparecida Lima, que, aos 71 anos, é uma das mais animadas da turma.

Enquanto o grupo, totalmente feminino, dança no piso térreo, no primeiro andar rolam atendimentos de fisioterapia e, no segundo piso, aulas de dança flamenca – com direito a saia comprida e sapato de salto.

No total, são mais de 30 modalidades para os idosos. Entre elas, tem fotografia, arteterapia, inglês, ioga, pilates, alongamento, tai chi chuan, ginástica geriátrica, damas, tênis de mesa, baralho, dominó e xadrez.

Espaço do Idoso (3)

Envelhecimento ativo

O objetivo do equipamento é socializar os idosos da cidade (que somam mais de 20% da população). E, além disso, preparar quem está próximo de se aposentar para a nova etapa da vida.

 “Nosso atendimento é para pessoas a partir de 50 anos. A ideia é dar qualidade de vida em aspectos bio e psicossociais para todas as pessoas à medida em que elas envelhecem”, explica Ana Bianca Ciarlini, coordenadora de políticas para a pessoa idosa.

Por conta disso, uma das metas do espaço é ampliar o horário de atendimento. Atualmente, existem turmas no período da manhã e da tarde. Futuramente, deve abrir turmas também à noite, para que pessoas que ainda não se aposentaram possam participar das oficinas.

Novas oportunidades

Existe uma preocupação empreendedora também no Espaço do Idoso: aqueles que querem se recolocar no mercado de trabalho ou iniciar uma atividade autônoma podem optar por cursos de artesanato e estudar educação financeira, por exemplo.

Espaço do Idoso (6)

As aulas têm, em média, 50 minutos de duração e cada idoso pode escolher até duas modalidades para participar. Em média, 1.000 alunos passam por lá diariamente para dançar, apreender novas artes ou simplesmente fazer amizades e voltar conversando para casa.

O Espaço do Idoso de Santos fica na Rua Alfaia Rodrigues, 260, Aparecida. No momento, não há vagas, mas vale ficar de olho e se inscrever nas próximas oficinas.