Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

É grátis! Descubra serviços disponíveis de graça em Santos e aproveite

  • 83
    Shares

Já pensou na quantidade de coisas é que possível fazer de graça em Santos? 

Não precisa nos responder. Nós sabemos que muito provavelmente a sua resposta será não. Afinal, em meio ao turbilhão de compromissos e tarefas, fica quase impossível encontrar tempo para pensar a respeito disso. Mas, a partir de agora, vamos combinar uma coisa: você vai saber tudo que é possível fazer de graça em Santos. E, mais do que isso, talvez descubra que pode economizar uma grana ou então tirar um plano do papel.

Afina, existem muitos serviços e atividades que são oferecidas gratuitamente por aqui. E o Juicy Santos fez a lista de coisas que custam zero reais em Santos para você.

Vem com a gente conferir e aproveitar.

O que é possível fazer de graça em Santos

1. Praticar esportes

juicysantos.com.br - de graça em Santos

Primeiramente, vamos falar sobre a chance de largar o sedentarismo.

A Secretaria de Esportes de Santos oferece mais de 20 modalidades GRATUITAMENTE na cidade. É possível fazer desde natação até patinação e step com treinamento funcional, por exemplo. Além da variedade, também é importante dizer que as atividades são oferecidas em toda a cidade. Ou seja, mesmo quem mora em bairros mais afastados da orla consegue participar das aulas.

As inscrições normalmente acontecem no início do ano. Mas é possível deixar o seu nome na lista de espera em qualquer época. Procure o Centro Esportivo mais próximo de você e dê um nocaute na preguiça, sem deixar hematomas na carteira!

Aqui no Juicy Santos, a gente sempre divulga essas vagas, então fica esperto!

2. Desenvolver seu lado artístico

www.juicysantos.com.br - cursos gratuitos em santos vagas para fábrica cultural

Também dá pra desenvolver o seu lado artístico de graça em Santos.

Neste sentido, existem desde cursos de teatro até oficinas de ballet e mangá. Além disso, também é possível fazer aulas de instrumentos musicais variados e escultura. Assim como acontece com os esportes, as atividades acontecem em vários locais da cidade. Mas é válido ressaltar que além dos cursos oferecidos pela Secretaria de Cultura, como a Fábrica Cultural, você encontra boas oportunidades no Sesc e Sesi, por exemplo.

As vagas da Secult costumam ser abertas no início do ano. Já para as oficinas do Sesc e Sesi basta ficar de olho na programação mensal e garantir a sua vaga.

3. Aprender uma profissão

juicysantos.com.br - de graça em Santos

Quer aprender uma profissão? Também dá para fazer isso sem gastar nada.

O Fundo Social de Solidariedade normalmente oferece cursos diversos. Também é possível encontrar boas oportunidades nas Vilas Criativas. Já mostramos aqui uma delas e a oportunidade que ela gerou pra um monte de gente começar a trabalhar.

Por fim, o Senac costuma ter alguns cursos gratuitos na programação e bolsas 100% para todos os cursos (necessário comprovação de renda).

4. Apreciar arte

Para quem quer conhecer arte, é possível fazer isso de graça e sem ir a São Paulo. Afinal, temos três museus inteiramente dedicados à arte por aqui. Estamos falando de: Pinacoteca Benedito Calixto, Museu de Arte Sacra e o Museu da Imagem e do Som. Mas também devem entrar no seu roteiro as galerias Patrícia Galvão e Nelson Penteado de Andrade, que sempre recebem exposições ótimas.

Por fim, o Sesc Santos costuma ter mostras incríveis e abertas ao público e outros estabelecimentos também. Uma boa dica é: fique de olho na agenda do Juicy Santos para saber as exposições que estão por aqui, normalmente todas elas são gratuitas!

5. Ler

juicysantos.com.br - de graça em Santos

No total, são oito bibliotecas municipais em Santos.

Você só precisa fazer a sua carteirinha, retirar o livro que deseja ler e devolver na data estipulada. Também existem bibliotecas de instituições de ensino, mas quem não é aluno não pode retirar os exemplares (normalmente pode ler no local). O Sesc também possui um acervo legal, que pode ser retirado por quem tem credencial e consultado no local por quem não é sócio.

Para completar, o projeto Leia Santos tem uma programação de itinerante extensa em todos os finais de semana.

6. Yoga

Em resumo, todo sábado rola yoga 0800 no Emissário Submarino. O projeto é uma iniciativa da escola de preparação para novos professores, a Premananda Yoga School (PYS). A escola tem sede na capital paulista mas, em 2017, abriu uma turma em Santos e propôs que a turma iniciasse por aqui um projeto igual da capital paulista. As aulas acontece todos os sábados, das 18h30 às 19h30.

Se sábado não for um bom dia para você, também tem a possibilidade de fazer yoga de graça em Santos no domingo. Neste caso, as aulas acontecem na Pinacoteca, a cada 15 dias, às 9h15. As responsáveis pelo yoga gratuito em Santos aos domingos são Ana Dascola e Luciana Dreux. Juntas, elas comandam um projeto chamado Yoga OM 013 e conduzem práticas gratuitas ao ar livre em locais como, por exemplo, o Jardim Botânico de Santos e orla da Ponta da Praia. As atividades na Pinacoteca são permanentes.

7. Parar de fumar

juicysantos.com.br - de graça em Santos

Quem deseja parar de fumar pode se inscrever no Programa Municipal de Atenção Intensiva ao Tabagista. Os grupos se encontram em policlínicas da cidade e aprendem técnicas como exercícios de respiração contra o estresse. Além disso, também recebem orientação sobre atividades físicas e alimentação, tratamento de reposição de nicotina (adesivos e goma de mascar) e medicação, conforme prescrição médica.

Um destaque do programa, que é inteiramente gratuito, é o uso do monoxímetro – aparelho que mede a concentração de monóxido de carbono nos pulmões. A medição acontece no primeiro e último encontros, assim os pacientes percebam a diferença que conseguiram.

E, claro, não dá pra deixar de falar: o Juicy Santos está sempre ligado em tudo o que rola de gratuito em Santos. Pra saber sempre em primeira mão, assine a nossa newsletter ou acompanhe a gente no Facebook e no Instagram.