Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

26 coisas que você precisa saber sobre o VLT

O trânsito esta um caos, ruas interditadas e desvios para todos os lados. “É a construção do VLT”, reclamam os motoristas.

Quem depende do transporte público, carrega uma ponta de esperança de que o serviço vá melhorar quando o trem chegar…

Os trens já estão andando pela cidade em horário restrito. Aqui no blog, já postamos um relato da primeira viagem feito por um leitor.

O Juicy Santos separou 26 coisas que você precisa saber sobre o VLT, dá uma olhada:

VLT

1 – A empresa responsável pela construção dos primeiros veículos foi a Vossloh, com sede em Valência  (Espanha).

2 – Os outros veículos foram feitos aqui no Brasil. Para isso, firmou-se uma parceria com a empresa espanhola, em que técnicos de lá supervisionaram a produção.

3 – Entre as principais características da estrutura dos veículos está o piso 100% baixo, que facilita a locomoção de pessoas com necessidades especiais.

4 – Cada veículo tem um custo estimado de R$ 10,6 milhões.

5 – Cada composição alcança até 70 km/h, mas para operar na cidade, a velocidade será limitada a 50 km/h.

6- Ao todo serão 22 veículos, com capacidade para transportar 400 pessoas em cada composição.

7 – A linha deve receber, segundo estimativas, 70 mil passageiros por dia

8 – Os trens serão sincronizados com os semáforos, assim poderão passar por cruzamentos sem prejudicar o trânsito local.

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9 – 21 estações estarão espalhadas pela região.

10 – A previsão de entrega era para 2014.

11 – A nova data é janeiro de 2016 (o que sai primeiro: o VLT ou a Ponte Pênsil? #dúvida).

12 – Após a entrega, a Baixada Santista será a primeira região do Brasil a operar um VLT.

13 – As frentes de trabalho em Santos e São Vicente têm, em média, 500 pessoas.

VLT

14 – As obras – no trecho da Av. Francisco Glicério entre o Canal 1 e a Av. Conselheiro Nébias  – foram paralisadas em março de 2015, os trabalhos só retomaram em julho do mesmo ano.

15 – A justificativa do TJ-SP foi a mudança do trajeto, que não estava no projeto inicial.

16 – As obras entre a Av. Francisco Glicério e o Canal 3 também foram paralisadas. Na época (fevereiro de 2015), os operários continuaram a trabalhar alegando não terem sido intimados oficialmente.

17 – A tarifa será de R$ 3,60.

18 – Se você estiver num ônibus metropolitano, o embarque será gratuito.

 

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19 – Para quem estiver em ônibus municipais, haverá uma diferença de integração.

20 – O horário de funcionamento será das 5 horas até a meia-noite.

21 – Nesse intervalo de tempo, acontecerão as manutenções.

22 – Espera-se que o tempo de espera entre os trens seja de apenas 3 a 5 minutos.

23 – Em casos de queda de energia, o VLT é conduzido até a estação mais próximo por meio de baterias.

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24 – Das 11 às 14 horas acontecem percursos sem tarifa (para testes) entre a estação Pinheiro Machado (Santos) até Mascarenhas (São Vicente).

25 – Um senhor faleceu após cair em um buraco das obras, em São Vicente, e ficar desaparecido durante quatro dias.

26 – No dia 24 de agosto de 2015, vagões em testes apareceram pichados com a ~misteriosa~ inscrição UPER FATUR.

Caso você lembre de alguma coisa que não listamos, conta pra gente 😉