Texto porPaola Durante

Abelhas no Guarujá: o que é meliponário e onde fica

Sabia que as abelhas são consideradas o ser mais importante do planeta?

Não é por causa da produção do mel, mas sim pela polinização, que é o transporte de pólen de uma flor para a outra.

Pois é por meio da polinização que as flores são fecundadas, começando o desenvolvimento dos frutos e sementes.

www.juicysantos.com.br - melpolinario no guarujá

Cerca 70% de toda a agricultura global depende da intervenção das abelhas. Elas são pequeninas no tamanho, mas de extrema importância para toda a vida na Terra. Sem as abelhas, não há polinização e a vegetação seria drasticamente reduzida, assim como a vida em geral. ?

O declínio dos polinizadores vem ocorrendo por fatores naturais e também pela ação humana, por conta da destruição do meio ambiente e do uso massivo de agrotóxicos e agroquímicos.

Com isso, começou um movimento grande de pessoas (amantes da natureza e preocupados com a diminuição das abelhas) que resolveram criar em suas residências abelhas sem ferrão, que não oferecem perigo de picadas ou toxinas.

Sim, porque além de produzirem um delicioso mel (considerado medicinal), as abelhas sem ferrão desempenham um papel fundamental como polinizadores, garantindo a sobrevivência de plantas nativas e cultivadas.

Abelhas no Guarujá: conhecendo um meliponário

No Guarujá, conversei com Glaucio Campanatti, que se apaixonou pelas abelhas após fazer uma horta em seu terreno.

www.juicysantos.com.br - melpolinario campanatti no guarujáFotos: Paola Durante

O objetivo era plantar alimentos orgânicos para também abastecer o café da manhã do hotel de sua família, localizado na Praia da Enseada. Após ver um enxame de abelhas que se instalou em sua horta, começou a estudar sobre as abelhas e participar de seminários e palestras, a ponto de se tornar um especialista na área.

Hoje em dia, além de criador de abelhas sem ferrão no Meliponário Campanatti, Campanatti dá suas próprias palestras sobre conservação e preservação de abelhas nativas como ferramenta para o desenvolvimento sustentável pela polinização.

www.juicysantos.com.br - melpolinario no guarujá

Chegou até a ensinar para os índios da Aldeia Indígena de Bertioga como capturar em iscas, preservar e tirar o sustento para a comunidade indígena.

Algumas espécies de abelhas no Guarujá encontradas no meliponário Campanatti

Glaucio explicou que o foco dele é o da educação ambiental mesmo, ou seja, da multiplicação das abelhas. Chegou a espalhar caixas de abelhas em lugares estratégicos, de grande vegetação, pelo Guarujá.

www.juicysantos.com.br - melpolinario no guarujá

Ele também comercializa mel e própolis, mas a produção vem de outros criadores que conseguem atender a demanda.

Se você se interessou e quer saber mais sobre como montar um meliponário e como começar uma criação urbana de abelhas, Campanatti indica o grupo chamado Meliponicultores do Litoral Paulista, como uma forma de unir os criadores da região e de troca de conhecimentos. ?