Aline Brentegani
Texto porAline Brentegani

Visita ao MON, Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

Pra você que ainda não conhece Curitiba, se precisar de mais uma razão, aqui está: o Museu Oscar Niemeyer! Com mais de 10 anos de existência, o MON é um projeto de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. Já realizou ao longo desse tempo mais de 200 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 200 mil visitantes.

A atração já começa ao se estacionar o carro. O prédio em formato de olho, suspenso, é incrível! Enche os olhos e o coração!

museu oscar niemeyer

museu oscar niemeyer

Descendo para a parte inferior, o térreo do prédio, você compra o ticket para a visita ao lado da lojinha (que tem produtos bem legais!) e o café, que percebi, deve ser o ponto de encontro de muitos curitibanos.

As salas são amplas e as obras de arte bem distribuídas. Não encontrei aqueles audio-guides e isso fez uma BAITA falta!

Durante minha visita haviam duas exposições bem legais: Edgar Degas, pintor, gravurista, escultor e fotógrafo francês e outra sobre Paulo Leminski,  escritor, poeta, crítico literário, tradutor e professor curitibano.

museu oscar niemeyer

museu oscar niemeyer

museu oscar niemeyer

Aviso antes de entrar numa das salas de exposição

museu oscar niemeyer

A pequena bailarina de catorze anos, escultura forjada em bronze a partir da imagem em cera exibida na Mostra Impressionista de 1881, de Edgar Degas.

museu oscar niemeyer

Edgar Degas

museu oscar niemeyer

Paulo Leminski

O passeio merece boas horas de contemplação. Vá com calma e aprecia as obras e principalmente a parte que conta a história de Niemeyer. Há videos, poemas, livros, etc que explicam a vida e obra do mais famoso arquiteto brasileiro.

museu oscar niemeyer

museu oscar niemeyer

museu oscar niemeyer

Serviço:

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba, Paraná

Tel.: (41) 3350.4400

Terça a domingo, das 10 às 18 horas

R$6,00 à R$3,00 (meia-entrada)

No primeiro domingo do mês a entrada é gratuita e na primeira 5a feira do mês o horário é estendido até as 20 horas.