Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Vale da Cerveja: rota cervejeira em Santa Catarina

Apaixonados por cervejas, essa matéria vai apontar o único destino possível no seu feriado de Páscoa. Leia atenciosamente e compartilhe com a galera que vai pegar a estrada com você.

O Juicy Santos descobriu uma rota composta por 13 cervejarias artesanais em Santa Catarina. 

Estamos falando da possibilidade de curtir muita gastronomia e lazer, além de degustar algumas das melhores cervejas produzidas no Brasil.

unnamed (1)Imagem: Divulgação

Vale da Cerveja em Santa Catarina

A sua viagem será para Santa Catarina. A rota, que vai de Ibirama até Gaspar, tem cerca de 100 quilômetros de extensão e sabores inacreditáveis. O mais legal é que o Vale da Cerveja reúne cervejarias artesanais em que o turista pode conhecer todo o preparo da cerveja, visitar museus e até uma instituição de ensino dedicada à bebida, a Escola Superior de Cerveja e Malte.

“Estamos em privilegiada localização e nossa cultura, ancestrais e gastronomia constroem o diferencial dessa região tão amada pelos brasileiros”, afirma Develon da Rocha, presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention e Visitors Bureau, responsável pelo Vale da Cerveja.

O que visitar no Vale da Cerveja

Como nós já falamos, são 13 cervejarias artesanais. Mas não só isso. O número é ainda maior, se levarmos em consideração os bares anexos às fábricas que, em sua maioria, disponibilizam visitas para mostrar o processo de produção e uma degustação guiada onde todos identificam algumas características sensoriais das cervejas.

Em Blumenau, uma das cidades que fazem parte da rota, os visitantes conhecem a Escola Superior de Cerveja e Malte, primeira instituição de ensino superior da América Latina dedicada exclusivamente à bebida.

O mais legal é que a sua visita pode render um diploma, pois a escola oferece minicursos todos os dias às 10h30.

Para aprender ainda mais, o convite é passar pelo Museu da Cerveja. Criado e mantido pela Secretaria de Turismo de Blumenau, o espaço reúne um pouco da história da bebida na região, com itens das primeiras fábricas e histórias dos colonizadores.

Vai lá

O projeto se propõe a fazer com que o visitante vivencie as rotinas da região.

Os trajetos prevêem passeios pelas cervejarias de Blumenau, Brusque, Gaspar, Ibirama, Pomerode, Timbó, entre outras cidades,  com percursos flexíveis que podem ser adequados de acordo com os interesses dos turistas.

  • Cidade: Apiuna

Leia mais sobre o Vale da Cerveja e agende a sua viagem