Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Paulista Cultural: um roteiro de arte GRATUITO em SP

São Paulo é a casa de muitas obras de arte.

Fica até difícil visitar todos os endereços em um dia – seja por tempo ou o dinheiro das entradas. Mas você vai poder aproveitar uma oportunidade incrível de programa que vai valer a pena a subida da serra.

No domingo (11 de março), acontece a primeira edição do Paulista Cultural.

O evento é inspirado no projeto nova-iorquino Museum Mile, na 5ª Avenida, cuja ideia é possibilitar um roteiro gratuito de arte em São Paulo e consolidar a avenida mais famosa da cidade como um corredor de cultura sem precedentes.

O Masp foi inaugurado em 1947 pelo empresário e jornalista Assis ChateaubriandImagem: Reprodução/Estadão Conteúdo

Para isso, alguns lugares vão receber atividades durante todo o dia. Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House São Paulo e Masp se reúnem em uma programação que representa um ótimo motivo para acordar cedinho, pegar a Imigrantes e passar o domingo por lá.

O que vai rolar

Durante todo o dia, quem andar pela Paulista será convidado a participar de oficinas e visitas a exposições, entre outras atividades que serão divulgadas até o dia do evento.

Entre os intercâmbios, podemos citar que a Japan House, por exemplo, ocupará uma das galerias do Centro Cultural Fiesp com uma apresentação de contos japoneses utilizando o Kamishibai. A apresentação será às 11h30.

No vão livre do Masp, acontecem oficinas relacionados às histórias e narrativas afro-atlânticas.

Também estão confirmadas interação com a musicalidade afro-brasileira; Estação Utopia da Memória, uma peça-instalação em que o público realiza percurso interativo mediado por cinco personagens vindas do futuro; e muita pintura em espaços não convencionais.

Para quem quiser voltar para casa com novos conhecimentos, será possível participar de várias oficinas culturais – TUDO DE GRAÇA!

E não para por aí, porque, além das 6 instituições citadas, a programação também tem atividades paralelas com o CINEARTE – Conjunto Nacional, Cine Caixa Belas Artes, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes,  Livraria Cultura/FNAC, Mirante 9 de Julho e Teatro Gazeta.

Lembrando que tudo isso é GRÁTIS.

Todas as informações sobre o evento estão sendo divulgadas no Facebook.