Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Litoral norte de SP: o que fazer em Ubatuba

Os encantos do Litoral Norte não são uma novidade no Juicy Santos.

Confessamos nosso amor por Ilhabela e já falamos sobre essa região como um todo. Inclusive, tenho que dizer que, se há uma competição entre o Litoral Sul e o Litoral Norte, eu gosto de viver por aqui, mas nos feriados, o destino é certo e fica a apenas algumas horinhas dos canais santistas. 

Em um feriado prolongado, o MA-RA-VI-LHO-SO Carnaval, conheci Ubatuba.

A cidade fica a cerca de 200 quilômetros de Santos, o que dá 3 horas de estrada – em dias sem trânsito. E é um paraíso no litoral de São Paulo.

O que fazer em Ubatuba

ubatubaImagem: Reprodução/José Carlos Penteado 

Já no título desse texto está o adjetivo paraíso e eu vou justificar sua presença. Ubatuba tem 100km de costa e muuuuuuuitas atrações maravilhosas.

A cidade é perfeita para quem ama o mar e muito verde. Vale ir em galera, a dois e até sozinho. A única companhia indispensável é do protetor solar e do repelente. Bermuda, chinelo, roupa de praia e óculos de sol também fazem parte do kit básico para os visitantes.

A cidade tem mais de 20 ilhas e ilhotas e 102 praias.

Isso significa que você pode ir para ficar o mês todo ou em todos os finais de semana possíveis, pois tédio não é uma palavra que faz parte dos dias em Ubatuba e esse artigo vai apresentar só uma pequena parte desse paraíso. Infelizmente, o Carnaval acabou rápido e essa história de amor foi interrompida.

Turismo em Ubatuba

Durante a minha visita, alugamos uma casa em uma região conhecida por ter muito espaço para acampamento. A arquitetura do local comprovava: tinha mais quintal do que casa e, por isso, parte da galera ficou nos quartos e outra parte em barracas montadas do lado de fora (está aí a importância do repelente).

No caminho da casa até a praia, menos de 5 minutos, tínhamos um rio e vimos várias capivaras. Conversando com os vizinhos, descobri que muitas pessoas pescam no rio em questão. Não fiz o teste, mas eles juraram que dá para almoçar com o resultado da pescaria.

Maranduba

Também no caminho, uma rua só de chalés e várias placas indicavam opções de acampamento em Ubatuba. Se você quer uma viagem cheia de aventuras, Maranduba é a melhor pedida.

Alguns acampamentos e chalés que ficam nos arredores

Recanto Primavera
Consultar preços

Camping e chalés Recanto Soga
Consultar preços

Chalés Golfinho
Consultar preços

Camping Toa-Toa
Contato: (12) 3843-3242

Depois da pequena caminhada, chegávamos ao mar: azul, calminho e com água quentinha.

Diferente das praias de Santos e da Baixada Santista, por lá á água é bem calminha. Eu sou adepta do ditado ‘água no umbigo, sinal de perigo’ e me aventurei um pouquinho mais.

O ambiente é bem familiar e cheio de comidinhas gostosas: tem foodtruck de crepe e tapioca, por exemplo, além dos tradicionais milho verde e açaí com frutas e várias guloseimas. Dica da economia: os valores não são tabelados, então vale a pena dar uma andada, tem coisas que saem pela metade do preço a poucos metros de distância!

ubatuba 2Imagem: Reprodução/José Carlos Penteado 

Depois de alimentado e de pegar aquele bronzeado, você pode aproveitar as opções de diversão que estão disponíveis à beira-mar. Tem banana boat, caiaque e até uma espécie de playground no mar.

Fiz o passeio de banana boat. Por R$ 15, o trajeto te leva até uma ilha que fica a mais ou menos 15 minutos de MUITA AVENTURA e boas risadas. Se você tiver capinha a prova d’água para colocar o celular, vale a pena levar. Caso contrário, vários fotógrafos estão lá do outro lado para fazer cliques na ilha (o valor é bem amigável, pode fazer sem medo).

Praia do Lázaro

Aproveitamos a viagem para conhecer a Praia do Lázaro e esse é outro ponto da cidade que merece destaque. A praia fica um pouquinho distante de Maranduba, tem que ir de carro ou pegar transporte público, mas super vale a pena.

Se você quiser se hospedar em um ambiente mais tradicional, recomendamos esse local.

Opções de hospedagem na Praia do Lázaro, em Ubatuba:

Nesta região, as melhores opções são pousadas e hotéis. Também dá para alugar casas ou apartamentos com valores super em conta no Airbnb.

Chegando na praia, a água também é transparente e bem calminha, mas a praia é mais vazia e tem um ar intimista bem gostoso.

Seguindo a mesma linha de Maranduba, aqui é possível curtir boas comidas e muita diversão. Há aluguel de stand-up paddle, caiaque e outros equipamentos. Em um passeio rápido, você avista casas de cair o queixo que, segundo a galera, pertecem a celebridades, como o falecido Clodovil.

Cachoeiras em Ubatuba

Cansou de ouvir falar em praia? Ubatuba também tem diversas opções de cachoeiras.

Não fui em nenhuma, mas voltei com uma lista de indicações feitas pela galera da cidade e vou reproduzi-la aqui: Cachoeira do Ipiranguinha, Cachoeira do Corrêa, Cachoeira da Renata, Cachoeira Poço Verde, Cachoeira da Água Branca, Cachoeira do Pé da Serra, Cachoeira da Escada, Cachoeira do Espelho, Cachoeira do Promirim e Cachoeira dos Macacos.

ubatuba 3Imagem: Reprodução/José Carlos Penteado 

Se você for antes de nós, nos conte o que achou de cada uma delas, tudo bem?