Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Passeio rápido por Búzios

Armação de Búzios (ou apenas Búzios, como é mais conhecida) está entre as cidades mais procuradas por viajantes, segundo pesquisas da Embratur.

E não poderia ser diferente. É só avistar a península, mesmo que de longe, pra ficar de queixo caído com tanta beleza. 

O recorte da orla e o mar calmo e de um azul turquesa nos remetem à imagem de um verdadeiro paraíso na Terra…

Nós fizemos um passeio rápido por Búzios, durante uma das paradas do Chilli Beans Fashion Cruise e ficamos com gostinho de quero mais.

A cidade não tem porto – por isso, o navio para próximo à costa e a viagem continua em pequenos botes.

Já na chegada, os turistas são recepcionados por guias que procuram vender passeios pela cidade.

Aqui a dica é: não faça negócio logo de cara. Eles são muitos e, ao andar poucos metros, o valor muda. Nós, por exemplo, conseguimos um barco por R$ 120 a hora.

Búzios

“Eu nasci e cresci aqui em Búzios, conheço tudo. Durante a viagem, a gente mostra as praias mais bonitas, casas de vários artistas e os locais que foram cenário de novelas. O barco tem máscara para quem quiser mergulhar, geladeira para as cervejinhas e uma churrasqueira”, explicou nosso guia.

Quem prefere seguir a pé logo irá perceber a influência francesa, resultado da visita de Brigitte Bardot ao balneário, em 1964, quando o local ainda era praticamente selvagem. Além dos diversos restaurantes e do sotaque de vários turistas, há uma estátua em homenagem à atriz e ativista da causa animal.

Por falar em estátuas, parece que o pessoal gosta bastante delas. O acervo continua com Juscelino Kubitschek te convidando para um hi-5 e pescadores no mar – essa é a melhor, fiquei por longos minutos tentando desvendar se eram pessoas ou um monumento.

Leia também:
Rio de Janeiro em 10 dicas imperdíveis
Restaurante Opium em Ipanema
Um dia em Ilhabela

Se você tiver a felicidade de ficar por lá durante alguns dias, lembre-se que são 23 praias no total, uma mais linda que a outra, e um detalhe importante: uma delas é de nudismo! Se for visitar a Olho de Boi, já fique avisado que lá tem que tirar a roupa (é proibido mesmo!).

Saindo um pouco da orla, não deixe de conhecer a Rua das Pedras (onde se concentra a vida noturna) e o Mirante João Fernandes.

Búzios

Búzios

Como chegar?

Para quem não está fazendo cruzeiro, o acesso mais fácil é de carro.  São aproximadamente 2 horas partindo do Rio de Janeiro. Então você pode ir até o Rio de avião ou ônibus e seguir viagem pelas estradas cariocas.

Monte sua rota e boa viagem!

Onde ficar?

Nós não nos hospedamos, mas o TripAdvisor tem umas dicas boas de pessoas que se hospedaram por lá. Vale conferir.