Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

3 castelos brasileiros para conhecer nas suas próximas férias

  • 4
    Shares

Você por acaso já viajou para a Europa e colocou um castelo (ou vários no roteiro)?

Isso é bem comum entre turistas que visitam o velho continente. Mas a verdade é que não precisa ir tão longe para visitar construções imponentes e cheias de histórias, pois existem castelos brasileiros lindíssimos.

Você não leu errado. De norte a sul, você encontra castelos no Brasil e se encanta com todos eles. Por aqui, existem desde castelos que remontam à colonização até construções da época do império e aqueles que são fruto dos desejos de grandeza dos seus proprietários abastados… Um mais bonito que o outro.

Não acredita? Então se liga nessa lista e coloque os castelos brasileiros no roteiro das suas férias.

Castelos brasileiros que você precisa conhecer

1. Castelo Zé dos Montes, Sítio Novo (RN)

Localizado em Sítio Novo, cerca de 2 horas de Natal, o Castelo Zé dos Montes é todo construído com pedra e cal.

juicysantos.com.br - Castelos brasileirosImagem: Reprodução

O que dá um contraste lindo (e mega instagramável) com o verde da Serra da Tapuia e o céu azul. De acordo com a história, Zé dos Montes – responsável pela edificação – contava que recebeu instruções de Nossa Senhora para erguer o prédio. Por isso, em seu interior, fica um altar para a santa e também imagens de outras figuras da religião católica.

2. Castelo do Batel, em Curitiba (PR)

Se você sonha em visitar um castelo na França, mas está sem grana, uma alternativa é ir até Curitiba. Afinal, o Batel se inspira nos castelos franceses da região do Rio Loire. O palacete foi idealizado nos anos 40 pelo cafeicultor e cônsul honorário da Holanda, Luís Guimarães.

juicysantos.com.br - Castelos brasileiros

Em resumo, a construção marca a arquitetura de um dos bairros mais luxuosos de Curitiba.

Para quem sonha em casar em um castelo, fica a dica. O Batel funciona como um centro de eventos e dá para visita-lo como turista de graça 🙂

3. Castelo de Itaipava, em Petrópolis (RJ)

No Rio de Janeiro, ou melhor, em Petrópolis, o Castelo de Itaipava está aberto à visitação.

Trata-se de uma construção dos anos 1920 feita pelo barão português Rodolfo Smith de Vasconcellos. Ou seja, a arquitetura é pura ostentação e luxo – do jeitinho que a nobreza gostava. Com traços neorenascentista, o castelo possui vitrais austríacos, portas e janelas em madeira de jacarandá e muito mármore italiano Carrara em seu interior.

juicysantos.com.br - Castelos brasileirosImagem: Divulgação

Dá para visitar como turista ou então se hospedar por lá, pois hoje em dia funciona como hotel, restaurante e centro de eventos. Se você quiser dormir feito uma princesa, vai precisar desembolsar R$ 500 pela diária.

Como viajar pelo Brasil gastando pouco

Quer conhecer esses castelos brasileiros e vários outros que existem pelo país?

Dá para realizar esse desejo mais rápido do que você imagina, basta organizar a sua viagem de uma maneira econômica. Aqui no Juicy Santos, a gente ama viajar e, por isso, estamos de olho em todas as maneiras de gastar o mínimo possível. Dá, por exemplo, para pesquisar as passagens em sites como o MaxMilhas e vários outros mecanismos.

Para te ajudar, a gente tem um post só com dicas de viagem econômica. Confira e comece a planejar suas férias!