Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Documentação necessária para viajar de cruzeiro

Apenas uma tarefa na organização de uma viagem pode dar dor de cabeça: a documentação.

MSC0910130_navio_MSC_Preziosa

Se ao escolher as roupas pode-se deixar em casa alguma peça que acabará fazendo falta, os documentos, se esquecidos, acarretam o atraso da viagem ou, em alguns casos, a perda das passagens.

Leia também:
Dicas de ouro para escolher o melhor cruzeiro
Como chegar no Terminal de Passageiros do Porto de Santos

Quem pretende embarcar em um cruzeiro até o final da temporada, em abril, deve ficar atento. É importante se assegurar, com antecedência, que toda a documentação esta em mãos e em boas condições.

Para viagens nacionais é necessário apresentar Carteira de Identidade (RG) ou qualquer documento de identificação válido em Território Nacional. Já as viagens internacionais exigem passaporte válido ou, se em países do Mercosul, Carteira de Identidade (RG) sem rasuras.

Os responsáveis por crianças ou recém-nascidos devem estar com toda a documentação dos mesmos. Pode-se ser solicitado tanto a Carteira de Identidade (RG) quanto a certidão de nascimento.

Em viagens internacionais, caso um dos dois responsáveis não estejam presentes, fica obrigatória a apresentação de uma autorização judicial. Se algum deles for falecido, o acompanhante deverá apresentar a certidão de óbito original ou com firma reconhecida.

Menores emancipados devem levar o documento de comprovação de sua autonomia.