Texto porLudmilla Rossi
Santos

Zé Corneteiro é a nova atração no Bonde Café

Tem atração nova no Bonde Café. Durante a parada para saborear a bebida, os passageiros são surpreendidos com uma performance do Zé Corneteiro, personagem criado por Miguel Escandon para convidar o público a conhecer a Casa do Trem Bélico, equipamento do qual é monitor. O som da corneta, em plena via pública, anuncia a novidade, instituída no dia 26 de fevereiro. Já a caracterização do funcionário atrai a atenção de crianças e adultos, antes entretidos com a história do grão, na fala do guia de turismo da Setur (Secretaria de Turismo), e com o aroma da bebida oferecida pelo Museu do Café.

Melhor para a pequena Emilly, moradora em Lavras (MG), cujos olhos brilharam ao ver o Zé Corneteiro. Entusiasmada com o passeio que fazia com a mãe, ela fez questão de tomar café, posar para fotos com o personagem e de experimentar o som da corneta. Pela primeira vez em um bonde, Emilly agora quer levar o pai, que trabalha em Santos, antes de voltar para casa.

A estratégia do Zé Corneteiro já surtiu efeito. Em apenas um dia de performance no Bonde Café, o movimento de visitantes na Casa do Trem cresceu 20%. “Minha intenção é levar o público a conhecer um pouco sobre a história do equipamento e do próprio país”, comentou, enquanto pedia continência aos passageiros antes de desembarcar do elétrico.

Recheada de curiosidades, sua apresentação mantém a atenção do público, que descobre ser francesa a origem da palavra trem, como sinônimo de coisas, e que D. Pedro I visitou o prédio apenas dois dias antes de proclamar a Independência. “Amei este bonde”, comentou Luciana, que na sexta (27), levou os pais, Ana Lúca e Henrique, para um passeio. Já Isabella não escondia a surpresa. “Estava louca para conhecer o Bonde Café. Ele é muito bonito”, frisou, enquanto mostrava detalhes internos para Andressa, a amiga que veio de Maceió (Al)

NOVO HORÁRIO – A partir de março de 2015, o Bonde Café  sairá da Estação Buck Jones (Pça. Mauá) às quintas e sextas, das 14h30 às 16h30, a cada uma hora. Aos sábados, domingos e feriados, ele circula das 11h20 às 16h20, mantendo o mesmo intervalo. Às terças e quartas, o elétrico atenderá agendamentos entre 10h e 16h, e às quintas e sextas, das 10h às 12h, sempre com saída da Estação do Valongo a cada 60 minutos. Os dias e horários para agendamento também são válidos para os demais veículos da Linha Turística do Bonde.

ze-corneteiro-bonde-cafeFoto por Carol Fariah