Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Os 150 anos da Estação do Valongo

A fachada amarela conta muitas histórias.

Impossível ficar imune ao charme da Estação do Valongo, que completa exatos 150 anos nesta semana, no dia 16 de fevereiro.

valongo

Na quinta-feira, o local vai receber exposição de ferromodelismo, apresentações artísticas, cardápio especial no Estação Bistrô, exposição de relógios antigos e um passeio de bonde especial com contação de histórias – tudo para celebrar esse ponto turístico incrível que encanta santistas e turistas.

Outro destaque é a presença do ator Marcos Frota.

O relógio em sua torre central voltará a marcar as horas após um restauro comandado pelo relojoeiro Antônio Rodrigues de Lima.

Cardápio do Estação Bistrô

Vai ter Fish and Chips e Sunday Roast pra comemorar.

O primeiro – peixe frito com batatas fritas – já é bem famoso e autoexplicativo. Já o segundo traz um assado de carne feito no vinho, com vegetais cozidos e o Yorkshire Pudding como acompanhamento.

De sobremesa, tem a uma torta gelada com recheio de doce de leite e banana fresca, finalizada com chantilly e canela. Para beber, vá de Pimm’s Cup, uma espécie de ponche que vem com Pimm’s nº 1 (licor à base de gim e limão), Ginger Ale (refrigerante de gengibre), pepino, laranja, limão, morango e hortelã, elaborado pelo maître Hamilton Nascimento.

O menu ficou a cargo do chef José Leite Monteiro Jr., que assumiu o Estação Bistrô em janeiro de 2017 e da confeiteira Mirela Nascimento.

www.juicysantos.com.br - francisco arrais / estação bistrô restaurante escolaFoto: Francisco Arrais/PMS

Veja a programação dos 150 anos da Estação do Valongo

11 horas: entrega da restauração do relógio da Estação do Valongo

Das 11 às 17 horas: exposição de ferromodelismo, no Museu Pelé (fica até domingo, dia 19 de fevereiro)

11 horas: performances artísticas (circo, teatro e música), com o mestre de cerimônias Marcos Frota

12 horas: descerramento da placa comemorativa dos 150 anos da Estação do Valongo

12 horas: almoço temático inglês no Estação Bistrô Restaurante-escola

12h30, 14 e 15 horas: passeios no Bonde Arte com o ator e contador de histórias Alexandre Camilo. Ingressos gratuitos devem ser retirados 1 hora antes de cada saída; capacidade do bonde: 36 pessoas)

13 horas: apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes, interpretando peças de grandes compositores ingleses e brasileiros

15 horas – exposição de relógios antigos e palestra  A História do Relógio, com o professor Antônio Rodrigues de Lima, no térreo da Estação do Valongo

História da Estação do Valongo

Inaugurada em 1867, a Estação do Valongo fez parte da São Paulo Railway, primeira estrada de ferro paulista, que ligava o planalto paulista ao litoral. A linha, financiada com capital inglês (por isso o nome estrangeiro) fazia o transporte dos produtos que seriam exportados aqui de Santos, especialmente o café, que vinha do interior do estado de SP.

Além disso, esse trem levou muitos dos imigrantes que aqui chegaram e se espalharam pelas terras brasileiras.

Em 1996, a estação foi desativada, por conta do fim do transporte de passageiros. Já no início dos anos 2000, começou a recuperação do espaço, reinaugurado em 2004.

Hoje, o imóvel que dá nome ao bairro funciona como sede da Secretaria de Turismo e abriga um dos restaurantes mais gostosos do Centro, o Estação Bistrô, que capacita estudantes e aprendizes na área da Gastronomia e hospitalidade. Também serve, desde 2016, como ponto de partida para a linha turística do Bonde Histórico.

Seu estilo neoclássico evidencia as influências da arquitetura britânica, como o relógio no corpo central, telhados inclinados para evitar o acúmulo de neve, alpendre apoiado em colunas de ferro e os leões, símbolos importantes do Reino Unido.