09/08/2018 Por Victória Silva Outros destinos, Para visitar

6 trilhas perto de Santos para se aventurar

Fim de semana chegando e você quer fazer algo diferente? Então, que tal colocar os tênis e encarar uma das trilhas perto de Santos? Além de praia, a Baixada Santista tem outros atrativos incríveis e as cidades próximas à nossa região também não deixam a desejar. 

Então, se você mora por aqui, pode pegar a estrada e curtir adoidado.

E, mesmo que seja turista, vai encontrar opções de trilhas pertinho.

Em resumo: se a ideia for fazer algo diferente, sem praias envolvidas e com muita adrenalina, você está no lugar certo. Pois a equipe do Juicy Santos listou ótimas opções de trilhas perto de Santos com níveis de dificuldade diferentes e vistas lindas. Por isso, leia a matéria atentamente e, em seguida, separe os itens necessários para essa aventura.

Trilhas perto de Santos

1. Eldorado

juicysantos.com.br - Trilhas perto de SantosImagem: Divulgação

A cidade fica no Vale do Ribeira, ou seja, o trajeto leva cerca de 1 hora de carro saindo de Santos.

Mais de 70% da área da cidade é coberta por Mata Atlântica intacta. Então, não faltam atrativos para quem busca aventura e contato com a natureza. Entre elas, destacam-se, por exemplo, a Caverna do Diabo, a Cachoeira Queda de Meu Deus, o Mirante do Cruzeiro e a Trilha do Lamarca.

Além de aventura, o passeio também oferece cultura. Afinal de contas, Eldorado oferece uma imersão nos costumes dos grupos quilombolas remanescentes, com comidas típicas, danças tradicionais e circuitos que percorrem as comunidades.

2. Trilha do Silêncio (SP)

Imagem: Divulgação

Essa é uma opção ainda mais próxima, que fica no Parque Estadual do Jaraguá (São Paulo).

Além de ser pertinho, trata-se de uma boa opção para iniciantes e quem busca contato com a natureza de uma maneira calma. Afinal, a trilha é mega sossegada. Além disso, é adaptada para receber cadeirantes, idosos e deficientes visuais. Ao seu lado, fica um riacho em meio à Mata Atlântica.

Aqui tem outras 5 opções de ecoturismo na Baixada Santista pra você conhecer

3. Monumentos Históricos Caminhos do Mar (Serra do Mar)

Imagem: Reprodução

Caso você tenha costume de caminhar, essa é uma ótima opção. Se exercício físico não for a sua praia, talvez seja melhor mudar os hábitos primeiro. Afinal, o trajeto tem um total de 16 quilômetros e várias subidas. Mas vale a pena, porque a vista é maravilhosa.

Estamos falando do passeio pela chamada estrada velha de Santos, ou seja, a oportunidade de apreciar a Mata Atlântica da Serra do Mar e seus monumentos históricos do século XIII. Dá, inclusive, para ver a Baixada Santista!

Mas, atenção, a visita deve ser agendada.

Trilhas na Baixada Santista

4. Trilha Cachoeiras do Guaperuvú (Itanhaém)

O roteiro acontece na cachoeira Três Quedas – que tem maior vazão na região da serra do Guaperuvú. Mas, atenção, a dificuldade é média. Então, se essa é a sua primeira trilha, melhor evitar começar por aqui.

São 610 metros e cerca de 30 minutos. Porém, já na metade do caminho, você vai encontrar a Lagoa Azul, um poço natural de cerca de 20 metros de diâmetro e 1,5 metro de profundidade no verão. Em seguida, também há parada para admirar as corredeiras do Rio Branco.

5. Trilha da Ruína (Santos)

Sim, nós temos trilha em Santos!

A da Ruína, por exemplo, oferece o total de 6 quilômetros. Nele, você encontra vegetação de Mata Atlântica em recuperação, córregos, vegetação rasteira e uma cachoeira que se transforma numa piscina natural incrível, além das ruínas que ficam pelo caminho. Mas a história delas não é conhecida. Então você vai voltar pra casa curioso.

Recomendamos ler também a matéria que traz 5 lugares para entrar em contato com a natureza em Santos

6. Trilha das Praias (Guarujá)

Em Guarujá, o roteiro inclui as ruínas da Ermida Santo Antônio do Guaibê e as ruínas da Armação das Baleias, por exemplo. Há, ainda, o Forte São Felipe.

E o show fica mesmo por conta da natureza. Afinal, a região é coberta pelo bioma de Mata Atlântica e seus ecossistemas, incluindo a Praia Branca, Praia Preta e o Camburizinho (praia com água doce).

Trilhas perto de Santos ou longe precisam de atenção!

Esses passeios são incríveis. No entanto, para garantir uma experiência inesquecível, é sempre bom tomar cuidado. Então, antes de se aventurar pelo mato, pesquise bem e entre em contato com uma agência de ecoturismo local e verifique se há guias preparados para te acompanhar no passeio.

Share Button