Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

FAQ: respondemos suas dúvidas sobre a temporada de cruzeiros 2017/2018

Sábado (4 de novembro), por volta das 8 horas, o navio Sirena atraca no Brasil pela primeira vez.

É também nessa data que começa a temporada de cruzeiros 2017/2018. Ambos os acontecimentos são aqui em Santos e dão um gostinho maior de verão para as nossas tardes. Afinal, quem nunca parou para ver os navios zarpando da Ponta da Praia?

Além do transatlântico da operadora Oceania Cruises, mais 11 navios bem parecidos farão escalas no nosso porto até o dia 28 de abril, quando termina a temporada.

navio santosImagem: Reprodução/Leandro Bastos

Passam por aqui:

Sirena
Musica (MSC)
Seven Seas Mariner e Seven Seas Navigator (Seven Seas Cruises)
Celebrity Infinity (Celebrity Cruises)
Balmoral (Fred Olsen Cruises Line)
Zaandam (Holland America Line
* todos acima sem operações de desembarque e embarque
Preziosa (MSC)
Magnifica (MSC)
Favolosa (Costa)
Sovereign (Soberano, da Pullmantur)
** com funcionamento regular

Serão 87 atracações em 66 dias de operações, o que totaliza mais de 470 mil passageiros em trânsito pela cidade e milhares de dúvidas sobre viagens de navio, hospedagem e tudo o que possa estar diretamente ligado ao tema.

Neste ano, o Juicy Santos reuniu essas questões em um FAQ (Perguntas Mais Frequentes). É só você procurar o que quer saber, ler e ir viajar em medo de ser feliz!

Como devo escolher a viagem?

É importantíssimo pensar no roteiro e na quantidade de dias a bordo. Se você é marinheiro de primeira viagem, pode não ser uma boa ideia ficar uma semana no navio, por exemplo. Outros fatores bem importantes são o perfil de cada empresa e navio, o tipo de cabine que você vai ficar, quanto você tem para gastar, se gosta de beber ou não…

Nós detalhamos tudo isso, dá uma olhada. 

Qual a documentação necessária no embarque?

Para viagens nacionais, é necessário apresentar Carteira de Identidade (RG) ou qualquer documento de identificação válido em território nacional brasileiro. Já as viagens internacionais exigem passaporte válido ou, se for em países do Mercosul, Carteira de Identidade (RG) sem rasuras.

Você pode conferir detalhadamente clicando aqui.

Como chegar ao Concais?

Chegar ao Concais é complicado. O motivo? Não tem transporte público para esse local.

Você pode ir de táxi, Uber ou algum outro aplicativo da sua preferência (99 ou Cabify); com o seu carro ou verificar se a agência de viagem que você adquiriu as passagens não tem ônibus fretado para levar os clientes – é bom ver isso antes. Esse é o único meio de ir de ônibus.

Caso vá de carro, dá uma olhada no melhor trajeto até lá e leia a próxima pergunta.

Onde posso deixar o meu carro enquanto viajo?

Vários estacionamentos da cidade têm pacotes exclusivos para quem vai embarcar em um navio. Alguns deles, inclusive, com parceria com empresas que levam o turista até o Concais.

Dá uma olhada na lista de possibilidades.

Tenho que levar dólar para a viagem?

Não necessariamente. Você pode pagar em real, com base na cotação do dólar ou no cartão de débito e crédito.

Antes de viajar, leia o manual do navio e verifique todas as possibilidades que a empresa te dá.

Leia também
Conheça o interior do MSC Splendida

Em que hotel eu devo ficar em Santos?

Santos tem vários hotéis espalhados pela cidade, dos mais simples aos mais luxuosos e até alguns hostels. Pesquise o estabelecimento que se adéqua a sua necessidade. Nós listamos a maioria deles e seus contatos para facilitar a sua vida 😉

O que dá pra fazer em poucas horas em Santos?

MUITA COISA.

Se você for para o Centro Histórico, dá uma olhada nesse roteiro. E se for amante de café, vale a pena conhecer ao menos um desses lugares aqui.

Aqui no Juicy Santos você também encontra várias dicas sobre lugares para comer, exposições que estão pela cidade, museus e outros locais que podem valer uma visita. Reserve um tempo para fazer uma pesquisa e vá desbravar a cidade.

Vale a pena ir conhecer as cidades ou é melhor ficar no navio?

O interior do navio é sempre um show à parte. Com muitas atrações e possibilidades, nós listamos alguns que valem mais do que os destinos em si. Mas isso é bem relativo. Viajamos na última temporada e fizemos passeios incríveis em Búzios e Ilhabela.

Se você já conhece a cidade, vale aproveitar a navio mais vazio. Se não, divida o tempo e faça as duas coisas!