Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Inscreva seu projeto cultural no Valongo Festival Internacional da Imagem

Neste ano, teremos espaços abertos para artistas da região no 3º Valongo Festival Internacional da Imagem.

O evento, já super esperado pela galera de todo o estado de São Paulo, vai acontecer em 2018 entre os dias 12 e 14 de outubro. No entanto, esta matéria ainda não é para falar sobre a programação.

Neste momento, projetos de cunho cultural de toda a região são convidados a se inscrever para compor a programação.

Então, se você faz parte de algum projeto ou conhece alguém, fique ligado. Isso porque as inscrições ficam abertas até 29 de julho.

A boa notícia é que não há restrições quanto à linguagem artística adotada. Ou seja, podem participar exposições, instalações, mostras, performances, intervenções, ações de produção de conhecimento e/ou pesquisa, patrimônio histórico, artes digitais, comunicação e audiovisual.

Artistas da região no Valongo Festival Internacional da Imagem

www.juicysantos.com.br - Artistas da região no 3º Valongo FestivalImagem: Reprodução/Sara De Santis 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário disponível no site.

Com o propósito de celebrar a produção local e sua identidade, a seleção levará em conta o alinhamento das propostas as com quatro diretrizes temáticas definidas para o festival:

O Território do Valongo;
A política;
Corpos em perspectiva;
A imagem.

Além disso, também serão considerados currículo, capacidade de produção, viabilidade técnica e adequação orçamentária dos proponentes.

Os participantes selecionados, sob curadoria da diretora criativa Diane Lima, participarão de uma série de atividades prévias de imersão para a produção da iniciativa cultural. Só para exemplificar, rolam encontros curatoriais, oficinas, palestras, laboratórios de pesquisa e visitas às comunidades e escolas do bairro do Valongo. Um verdadeiro intensivo de produção cultural bem aqui na nossa cidade.

Prévia da programação do Valongo Festiva da Imagem

Além disso, sabemos que o evento terá duas exposições coletivas. Performance e Ficção na Fotografia discute como a fotografia vem incorporando outras linguagens e formas de se apresentar ao público através de suas relações com os espaços. Já Novos Protagonismos propõe uma nova dinâmica para o jogo de poder entre quem fotografa e quem é fotografado.

Fique de olho no Juicy Santos para saber as próximas novidades para o evento. E, principalmente, não deixe de se inscrever ou mostrar essa oportunidade para a galera!