Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Inscreva-se: universidade aberta para as pessoas idosas em Santos

Nesse post nós queremos conversar com quem tem +60 anos ou convive com alguém da melhor idade. Se você se encaixa neste perfil, leia com atenção, pois essa é a oportunidade de voltar à ativa e fazer algo diferente em 2019.

Quer saber como? Graças ao projeto Universidade Aberta para as pessoas idosas em Santos.

Não entendeu nada, né? Calma, nós vamos te explicar do que se trata e também como garantir a sua vaga (ou dos seus avôs, por exemplo) na turma que irá iniciar em breve!

Universidade aberta para as pessoas idosas em Santos

Em resumo, a ideia de que a academia tem muito a oferecer e também receber de pessoas idosas vem crescendo nos últimos anos em várias partes do mundo e aqui na região também. Isso porque, desde 2012, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desenvolve o Universidade Aberta para as pessoas idosas em Santos.

www.juicysantos.com.br - Universidade aberta para as pessoas idosas em Santos
Imagem: Reprodução

O objetivo do programa é inserir essa galera na dinâmica universitária do campus aqui da Baixada Santista. Para isso, acontecem encontros semanais – toda sexta-feira, das 14h às 16h30 – com atividades diversas. Tem desde, por exemplo, aulas e palestras até vivências e participação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas para eles ou compartilhadas com estudantes da graduação.

+ Tem surfe para idosos de graça em Santos

Além disso, o cronograma busca dialogar sobre temas de importância, ou seja, não vão faltar debates sobre:

  • Atualidades
  • Artes
  • Saúde
  • Recursos tecnológicos
  • Psicologia
  • Direitos dos idosos
  • E vários outros assuntos

Inscreva-se

Se você busca uma distração para seus dias, quer se manter antenado e conhecer pessoas novas, essa é uma ótima oportunidade. Para garantir a sua vaga, basta ir pessoalmente ao Edifício Central do campus (Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias) com CPF e um documento de identidade com foto em mãos. Mas, atenção: o atendimento acontece apenas nos dias 30 e 31 de janeiro, das 8 às 11 horas ou das 13 horas às 16h30.  

Para participar, é necessário ter 60 anos ou mais. Também pede-se que o candidato não tenha cursado anteriormente o programa. As aulas serão ministradas no mesmo endereço, às sextas-feiras, das 14h às 16h30.

Vale ressaltar que as vagas são limitadas e o programa totalmente gratuito e sem exigência de escolaridade mínima para o ingresso.