Texto porLudmilla Rossi
40 anos - Santos

Qual a importância do impacto socioambiental?

É necessário olhar para dentro e se reconhecer como parte do problema para poder solucioná-lo. Essa frase pode ter diversas aplicações e no mundo dos negócios de impacto socioambiental não é diferente. Após anos de uma relação de consumo extremo e produção irresponsável, a conta está chegando, e cabe à nossa geração escolher se vamos quitar esse boleto ou aumentar a dívida.

Por volta do século XVIII, quando as primeiras engrenagens davam início a Revolução Industrial, fomos inseridos em um sistema onde o consumo e o desuso são estimulados constantemente. Porém, essa produção massiva tem se mostrado ineficiente e prejudicial às pessoas e ao planeta.

Foto: Diego da Silveira. Ambiente do CIVI-CO em São Paulo.

Os agentes dessa cultura estão perdendo espaço, pois as pessoas estão pressionadas por fatores socioambientais e refletindo suas relações com o consumo.

Essa transformação global gerou uma onda chamada de “Nova Economia”, que repensa as relações econômicas e nos faz pensar qual o verdadeiro lucro.

Alinhado com esse pensamento surge o CIVI-CO (localizado em Pinheiros, São Paulo), uma comunidade de empreendedores, organizações e ativistas cívico socioambientais que trabalham para gerar transformações positivas na sociedade e no espaço público.

CIVI-CO em Pinheiros.

O CIVI-CO está localizado no coração de Pinheiros, na cidade de São Paulo.
Fotos: Diego da Silveira

Nossa missão é fomentar o empreendedorismo de impacto cívico socioambiental e promover conhecimento para engajar a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada nas causas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Por dentro dos ODS

Os ODS são soluções para assegurar os direitos humanos, como, por exemplo: acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.

Para se tornar este hub de impacto e inovação, o CIVI-CO utiliza os princípios e valores da Agenda 2030 como balizadores de suas ações, para fomentar o empreendedorismo cívico socioambiental e gerar conhecimento para engajar a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada.

Dentro da nossa comunidade existem membros que atuam diretamente nos 17 objetivos. Para disseminar o conhecimento em torno das metas estipuladas pela ONU, nós apresentamos e conversamos sobre os ODS no nosso podcast, o “Planeta CIVI-CO”, onde trazemos convidados que apresentam soluções para cada um dos objetivos.

Ouça e aprenda tudo sobre ODS no Planeta CIVI-CO!

Impacto positivo na sociedade

Uma das nossas formas de gerar impacto positivo na sociedade é criando conteúdos educacionais com informações de qualidade. Pensando nisso, surgiu a “CIVI-CO Mag”: uma revista digital que reúne as pautas e os assuntos mais relevantes do universo de impacto cívico socioambiental.

CIVI-CO Mag

Todo o conteúdo é produzido de forma colaborativa com a participação de membros e parceiros da Comunidade CIVI-CO. E o melhor: ela é gratuita e está a apenas um clique de você.

Destrinchando o ESG

Outro balizador para nossas ações são as métricas ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance, em inglês), que no âmbito corporativo faz referência à aplicação de estratégias, políticas e mensuração do desempenho de uma determinada empresa nas dimensões ambiental, social e de governança corporativa.

Para fazer com que esse tema se difundisse e impactasse mais pessoas, nós criamos o ebook “ESG na prática: o futuro do seu negócio está aqui” com a proposta de elucidar os principais conceitos da temática, demonstrando como os fatores ESG geram valor para o negócio e podem se tornar realidade nos mais diversos setores.

“O ebook nasceu com o propósito de disseminar e fortalecer as práticas de sustentabilidade socioambiental no ecossistema do empreendedorismo e do mundo corporativo”, relata Ana Luiza Prudente, Diretora de Comunicação e Relacionamento do CIVI-CO.

E você, qual impacto positivo quer deixar no mundo? Conheça o CIVI-CO e venha transformar a sociedade com a gente!

CIVI-CO

* Este artigo foi escrito em colaboração com o CIVI-CO, hub de impacto e inovação, localizado em São Paulo. Em Santos o CIVI-CO possui uma aliança estratégica com o Juicyhub, hub de inovação social, focado em acelerar a nova economia fora das metrópoles.