Texto porLudmilla Rossi
Santos

Mão na Massa! Mobilize-se junto com o Guerreiros Sem Armas 2014

Que tal reunir os talentos de uma comunidade, descobrir um sonho coletivo e por a mão na massa para transformá-lo em realidade? De 25 a 28 de janeiro você pode participar de uma grande mobilização envolvendo 60 jovens de 18 países e as comunidades de nossa região. Uma vivência grandiosa, inesquecível e COMPLETAMENTE GRATUITA!

Essa é a proposta da Filosofia Elos e do Jogo Oasis, que desde 2003 vem sendo realizado em várias partes do Brasil e do mundo. A metodologia, criada e desenvolvida pelo Instituto Elos Brasil, é parte do programa Guerreiros Sem Armas e, neste fim de semana, participantes e moradores chegam ao esperado momento do Milagre, com mutirões simultâneos nas 4 localidades.

[BTs63bgWkYY]

O planejamento do que será realizado acontecerá durante o Encontro do Cuidado, que acontece quinta-feira (23/01) à noite. A partir de sexta-feira de manhã, as informações detalhadas, como ponto de encontro, podem ser conferidas neste link.

O primeiro encontro dos Guerreiros Sem Armas 2014 aconteceu em 6 de janeiro, 15 anos depois da primeira edição, realizada em 1999. O programa é brasileiro, nascido e realizado na cidade de Santos, mas procurado por pessoas de norte a sul do Brasil e de mais de 60 países do mundo. Nesses 15 anos, 343 jovens viveram essa experiência e voltaram aos seus locais de origem levando na bagagem a inspiração da Filosofia Elos, novas tecnologias sociais e acima de tudo uma experiência prática de mobilização de uma comunidade para a transformação de sonhos em realidade.

A edição 2014 recebe 60 jovens de 18 países e vem cheia de inovações: além do Guerreiros Sem Armas e do Elos Novos Líderes (que acontece desde 2009, voltado para o público executivo), o Elos lança mais dois programas, o Círculo de Re- evolução e o Tá Ligado?, desafiando-se a formar simultaneamente 150 pessoas de diferentes idades, origens e contextos. Serão quatro programas diferentes realizados ao mesmo tempo, encontrando-se e cooperando entre si. Além disso, este ano a ação iniciada nas comunidades parceiras terá uma continuidade em um programa de Desenvolvimento Local que durará 18 meses.

gsa-2014
O propósito do Instituto Elos é impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos. É por isso que já no processo seletivo para o programa, o Caminho do SIM, os jovens são convidados a se colocar em movimento, realizando ações na vida real e relatando no ambiente virtual, em um blog. Uma vez selecionados, é hora de mobilizar suas redes, pois a viabilização financeira do programa é compartilhada entre o Elos e os jovens – a organização financia 50% do valor de cada participante e estes são desafiados a captar o restante do valor.

Mais do que um curso, o Guerreiros Sem Armas é uma vivência prática de comunidade em dois níveis: a relação entre a comunidade que jovens e equipe formam durante 32 dias e a ação junto a comunidades da Baixada Santista, onde estes realizam a aplicação prática da Filosofia Elos por meio do Jogo Oasis. Esta tecnologia de mobilização cidadã criada pelo Instituto Elos já foi aplicada em muitos países, é premiada pela Fundação Banco do Brasil e já foi referendada por parceiros como UNESCO, Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, PNUD, ONU-Habitat, Ministério da Cultura, entre outros. Além do Jogo Oasis, os participantes são treinados em outras seis tecnologias para transformação de realidades em qualquer lugar do mundo, saindo capazes de criar estratégias e engajar diferentes pessoas para realizarem juntas transformações positivas e sustentáveis em comunidades, atuando como empreendedores sociais, líderes empresariais ou gestores públicos.

Para conhecer mais sobre o Guerreiros Sem Armas, confira o relatório da edição 2012 clicando aqui.

Quem quiser interagir com essa comunidade tem algumas opções. Os interessados em conhecer o programa de perto podem comparecer nos eventos abertos, que são gratuitos, e reúnem todos os envolvidos no Guerreiros Sem Armas, incluindo moradores das quatro comunidades parceiras. De 25 a 28 de janeiro, o convite é para a etapa Mão na Massa nas comunidades e dia 1 de fevereiro (sábado), para o Encontro Re-Evolução.

Acompanhe a cobertura do programa em tempo real pelo Facebook. O Guerreiros Sem Armas 2014 conta com o apoio da Fundação Caixa Socioambiental, parceria do Instituto Asas e da empresa Santos Brasil e apoio institucional das Prefeituras de Santos, Guarujá e Itanhaém, SESC Santos, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos e Chilli Beans. Saiba mais sobre o programa em http://www.guerreirossemarmas.net/.

gsa-2014-sesc

Sobre o Instituto Elos

Propomos soluções inovadoras para construir o melhor dos mundos de maneira coletiva e prazerosa através de uma fórmula simples: onde em geral se busca escassez, nós buscamos abundância. É cada dia mais evidente que a maior riqueza do planeta é a diversidade e contamos com essa diversidade na hora de construir estratégias para transformar o mundo. Na nossa visão de mundo melhor, empresas e comunidades, adultos e crianças, governos e sociedade civil, trabalham, convivem, vivem lado a lado e oferecem o seu melhor para o melhor dos mundos. Essa crença se reflete em uma equipe diversa, uma composição de experiências e um mosaico de saberes que vem sendo montado ao longo de uma história que começou no ano 2000. O Elos nasceu de um encontro de cinco jovens arquitetos e se tornou uma comunidade multidisciplinar focada em desenhar estratégias para construir o melhor dos mundos começando agora mesmo. Saiba mais sobre nós no http://www.institutoelos.org/ e acompanhe pelo http://www.facebook.com/InstitutoElos.

Mais informações: Mariana Felippe (Instituto Elos) – [email protected] – tel. (13) 8811-5134

Confirme sua presença pelo Facebook!