Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Alemoa TV, um grito para a comunidade

No dia 2 de abril de 2015, por volta das 10 horas, o bairro da Alemoa ganhou notoriedade em rede nacional. O motivo, no entanto, não era as belezas ali presentes, as histórias de seus moradores ou os problemas que enfrentam.

Nem precisamos falar que o motivo foi o incêndio de enormes proporções que chocou a região e o Brasil.

Um grupo de amigos da comunidade decidiu mudar a percepção do público em relação ao bairro: dar voz ao povo e espaço aos acontecimentos locais. Assim surgiu a Alemoa TV.

alemoa tv

“O proposito da Alemoa TV é gerar informação do dia a dia da quebrada, com os assuntos que têm grande impacto na nossa realidade, que é pequena” explica Ronaldo Pereira, um dos idealizadores do projeto.

Na grade, programas com cunho jornalístico mostram o cotidiano local e a iniciativa está caindo no gosto popular. “A comunidade está aceitando bem. Alguns moradores já vieram até nós para fazer denúncias e sugerir pautas”, continua.

Para as transmissões e divulgação, as redes sociais são usadas como ferramenta de comunicação, e a estratégia tem dado certo. São quase 500 curtidas no Facebook e os planos para o futuro são otimistas.

“Nosso objetivo é ser um laboratório para os jovens da comunidade, um local onde possam descobrir do que realmente gostam. Temos planos de oferecer workshops, mas ainda não há recursos financeiros” explica Ronaldo.

Apesar da infraestrutura ainda ser pequena e utilizarem equipamentos próprios, como a câmera dos celulares para as gravações, o pessoal da Alemoa TV merece o espaço que vem conquistando.

Veja mais detalhes na página do Facebook e no canal do Youtube da Alemoa TV.