Ludmilla Rossi
Texto porLudmilla Rossi
37 anos - Santos

5 coisas que pessoas super bem sucedidas fazem pela manhã

Se você é uma pessoa amiga ou inimiga das primeiras horas matinais, tanto faz. A questão é que muitas pessoas com histórias de sucesso aproveitam as primeiras horas da manhã antes do trabalho. Muitos presidentes de empresa, pessoas responsáveis por cargos de comando e pessoas influentes tem isso como parte da rotina.

Margaret Thatcher acordava às 5h. Frank Lloyd Wright, o gênio da arquitetura e criador da casa cascata acordava às 4h. E Robert Iger, o CEO of Disney acorda às 4:30h.

E se você é daquele tipo de pessoa que assim como eu afirma que é mais produtiva a noite, diz o estudo da  Inc. Magazine que não é bem assim. Segundo a revista, as pessoas da manhã costumam ser mais proativas e produtivas – além de obterem hábitos mais saudáveis. Então vamos á lista do que as pessoas bem sucedidas fazem pela manhã.

Gif por Henrique Lima

Atividade física

Preparar-se para o dia de trabalho depois de uma sessão de atividade física é recomendado incessantemente. Por todos que já o fazem, pelos médicos, pelo inconsciente coletivo. Aqui em Santos vamos combinar que temos uma vantagem competitiva gigantesca: quem mora perto da praia pode optar por uma caminhada de 30 minutos, ou por uma pedalada similar (veja como usar o Bike Santos passo-a-passo). Santos também possui algumas academias que abrem às 6h da manhã como a Agonn e a SmartFit.

E mesmo quem não quer fazer nada disso pode ir a pé para o trabalho ou usar as ciclovias. Claro que depende do calor do dia e da localização geográfica do sei local de trabalho.

Ah! Quem caminha pela manhã na praia de Santos geralmente se depara com essa cena. Tirei a foto numa caminhada, por volta de 8 da manhã.

caminhando-cedo-praia-de-santos

 

Planejar o seu dia

Planejar o dia pela manhã, avaliar a agenda, fazer listas do que precisa ser feito ajudará a priorizar as tarefas, ter uma noção de “controle” melhor do tempo e das atividades. Eu uso bastante as ferramentas do Google para me ajudarem nessa missão, como o Google Calendar e o Google Drive (se você tem um e-mail do GMail certamente essas ferramentas estão disponíveis para você).

As primeiras horas da manhã proporcionam maior clareza e reflexão para definir as prioridades. Outra técnica é considerar métodos para organização do tempo, com pequenas recompensas para ajudar na saúde mental sem que isso impacte na produtividade. O método pomodoro é uma boa opção.

 

Tomar um café-da-manhã reforçado e saudável

Tomar um café da manhã saudável evita que você seja distraído pelo chamado do seu estômago ainda pela manhã. Além disso o café-da-manhã é uma excelente hora para socialização. Em casa é uma excelente opção para ganhar um tempinho com a família. Se você toma cafá-da-manhã na rua pode ser uma boa opção para socializar com conhecidos e amigos: na padaria ou no empório perto da sua casa.

 

Ordem nos pensamentos

Colocar os pensamentos em ordem ou fazer um exercício de visualização é mais estratégico nas horas mais quietas da manhã. Ficar um tempo quieto(a) refletindo sobre coisas e pensamentos positivos ajuda no humor e a recarregar as energias. Sempre é importante ter um tempo para colocar os pensamentos em ordem e cada um encontra sua forma de fazê-lo. Seja quieto no escritório, seja praticando uma atividade física ou no banho.

 

Resolver o trabalho chato/pesado

Existem algumas tarefas mais chatas, pesadas e que acabam no balaio da procrastinação. E enquanto você procrastina a tarefa persegue você! Uma dica é eliminar esse “pior trabalho” pela manhã aproveitando a sua disposição, assim o dia será gradativamente mais fácil. E você já terá aquela sensação de missão cumprida que é altamente motivadora. 🙂

Bora trabalhar?

 

(Este post foi feito com base no artigo 5 Things Super Successful People Do Before 8 AM da Forbes, a adaptada para os recursos disponíveis aqui em Santos.)