Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Curso sobre história da África em Santos é gratuito e certificado pela USP

Você quer estudar ainda em 2019? Está em busca de entender as suas origens e uma parte da história que, normalmente, não se aprende na escola? Então, o próximo evento do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos é pra você.

Vai rolar um curso sobre história da África em Santos.

As aulas são gratuitas e ministradas pela Profa. Dra. Leila Maria Gonçalves Leite Hernandez, do Centro de Estudos Africanos da FFLCH da USP. Depois das 30 horas de aula, os alunos recebem certificado da Universidade de São Paulo.

Tudo sobre o curso sobre história da África em Santos

As aulas acontecem no mês de agosto, aos sábados, das 9 às 13 horas.

Neste período, os participantes são convidados a refletir  assuntos como, por exemplo, o sentido do imperialismo colonial na África e a compreensão do Pan-africanismo e da Negritude como movimentos políticos e ideológicos marcados por trânsitos e articulações entre atores e saberes. A natureza e o caráter plural do continente também serão abordados.

juicysantos.com.br - Curso sobre história da África em Santos

De acordo com a divulgação, o objetivo está em entender os projetos de integração e de emancipação que se mostraram (e mostram-se ainda hoje) politicamente cruciais para a elaboração de identidades coletivas, em especial, dos africanos e afrodescendentes em conjunturas marcadas por crises sociais e por diferenças políticas, econômicas e culturais.

Leila Maria Gonçalves Leite Hernandez

Se você não sabe quem é a responsável pelo curso, vamos a um breve resumo.

Leila Maria atua como docente e pesquisadora de História da África do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo desde 1998. Além disso, escreveu os livros:

  • Os Filhos da Terra do Sol: formação do estado-nação em Cabo Verde
  • A África na Sala de Aula: visita à história contemporânea
  • Memória e História: Administração para o Desenvolvimento

Como garantir a sua vaga

Interessados em participar do curso sobre história da África em Santos devem se inscrever online. Para garantir a vaga é necessário preencher o formulário específico. As vagas são limitadas, ou seja, é melhor não deixar para depois!

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (13) 3229-2703 ou do e-mail [email protected].

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, Rua Alan Cíber Pinto, 96, na Vila São Jorge.