Ludmilla Rossi
Texto porLudmilla Rossi
38 anos - Santos

Oficinas de cinema e criatividade em Santos: TIP convida

Em julho de 2013 o TIP traz para Santos duas oficinas inéditas e que potencializam a economia criativa em nossa região. A primeira delas acontece com a Carol Fioratti, roteirista e diretora que ensinará o “caminho das pedras” para viabilizar projetos audiovisuais através de editais, além de dividir conhecimento sobre construção de narrativas.

A Caroline Fioratti dirigiu curtas premiados, webséries, e escreveu longas-metragens, um para o diretor Carlos Cortez em produção pela Gullane Filmes, e outro para o diretor Toni Venturi. Criou, escreveu e dirige A Grande Viagem, série para a TV Cultura com estreia prevista para fevereiro de 2014.

Oficina de Roteiro no TIP

Em sua oficina “Do roteiro à realização” em Santos, Carol ensinará aos participantes técnicas de roteiro e dramaturgia para desenvolver um bom projeto de curta-metragem qualificado para concorrer em editais de realização. Caroline, que teve seus roteiros contemplados com dois prêmios estímulos de curta-metragem, um edital do Ministério da Cultura, um edital do Fomento ao Cinema Paulista e três Fundos Setoriais do Audiovisual, irá apresentar o caminho para que uma ideia vire um projeto consistente com roteiro, argumento, descrição de personagens, proposta de direção e outras peças-chave de um projeto cinematográfico.

A oficina será dividida em dois momentos: o primeiro focado na escrita dramática de um roteiro e o segundo na formulação de um projeto para editais. Caroline falará também um pouco sobre a criação de séries de TV e o crescente mercado para a produção independente na TV a cabo. O objetivo é que o aluno saia com as ferramentas básicas para começar a desenvolver um projeto cinematográfico e conheça os principais caminhos para viabilização do mesmo.

Serviço:
Oficina “Do roteiro à realização” com Caroline Fioratti
Data: 13 de julho de 2013
Duração: 8 horas (das 10h às 18h)

PARA INSCREVER-SE E CONHECER OS VALORES, CLIQUE AQUI. 

Transformando o cotidiano em arte

Em uma oficina com duração de 9h horas, nos dias 16, 18 e 20h de julho de 2013 o TIP irá receber pela primeira vez a Oficina de Microperformances com o facilitador Daniel Barra.

Microperformance é o termo para descrever algumas das ações artísticas efêmeras e espontâneas. Um código aberto a possíveis desdobramentos, onde se propõem pequenas ações, pílulas e surpresas relacionadas a uma situação, evento ou contexto social qualquer. As microperformances formam uma estratégia para tornar possível a experiência da arte no curso da vida cotidiana.

O facilitador da oficina é Daniel Barra, formado em informática industrial pela Escola Técnica Federal de São Paulo e professor de capoeira. Daniel também estudou jornalismo na Universidade Católica de Santos, psicologia na Universidade Santa Cecília, filosofia na Escola Nômade de Filosofia em São Paulo e frequentou o curso de comunicação e artes do corpo da PUC-SP.

A oficina colaborativa propõe desenvolver a ideia de “microperformance” onde a origem se encontra na performance art surgida na década de 60. A palavra performance fora do contexto da arte é comumente referida ao desempenho de um profissional ou de uma máquina qualquer. Como seria observar a nossa profissão através do olhar da arte?

A partir de um esquema dinâmico e transdisciplinar a oficina pretende desenvolver a criatividade dos participantes chamando a atenção para a sua potência singular de produzir diferenças, inovar e refletir. A oficina é aberta a quem estiver interessado em pesquisar a cerca do extra(ordinário) sob um olhar artístico, inserido em nosso ambiente de trabalho e nas nossas relações sociais.

Serviço:
Oficina de Microperformances com Daniel Barra
Data: 16 a 20 de julho de 2013
16/07/2013 – TERÇA (19:00h às 22:00h)
18/07/2013 – QUINTA (19:00h às 22:00h)
20/07/2013 – SÁBADO (das 13:00h às 16:00h)
Duração: 9 horas

PARA INSCREVER-SE E CONHECER OS VALORES, CLIQUE AQUI. 

Sobre o TIP

O TIP surgiu em dezembro de 2010 contribuindo com o movimento da economia criativa na região de Santos / SP. Através de treinamentos, da cultura do pensamento inovador, do incentivo à curiosidade constante e hábito de pesquisa, o TIP visa criar um eixo de convergência de conhecimento, propósitos e transformações.

Acreditando na capacidade dos profissionais da região de Santos e cidades adjacentes, o TIP acredita em maximizar o potencial criativo através da troca de conteúdo em um ambiente que estimula a inovação, o compartilhamento e a criatividade.

O TIP é uma iniciativa da Mkt Virtual.