Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Oficina de documentário gratuita em Cubatão

Da teoria a prática, o ato de criar documentários será desvendado.

Entre os dias 11 de fevereiro e 8 de abril, jovens interessados em desenvolver seu olhar documental podem participar de uma oficina de documentário gratuita em Cubatão.

A oportunidade acontece graças ao projeto incubado pelo Vara Para Pescar.

curta metragemImagem: Reprodução/Alline Belotto

“Durante a primeira edição, houve uma economia de recursos e o resultado superou nossas expectativas. Por isto, resolvemos abrir uma nova turma e aumentar o alcance das oficinas”, explica Vivi Távora, idealizadora da incubadora.

As inscrições estão abertas através do link e acontecem até o dia 4 de fevereiro. Para participar, é preciso ter no mínimo 14 anos.

As aulas

No total, serão oito encontros, entre 11 de fevereiro e 8 de abril, na sede da incubadora no antigo Anilinas (Av. Nove de Abril, 2.275, Casa 2, Centro de Cubatão).

“O objetivo é fomentar o audiovisual com o uso da linguagem de documentários e ensinar a capacidade de criar filmes com objetos práticos que muitos carregam o tempo todo: os celulares”, explica o Douglas Casari.

Para isso, serão abordados conteúdos teóricos como realização de documentários, da pré-produção à finalização, história do segmento, exibições de cenas, etc.

Durante as aulas, após a teoria, os alunos partirão para a parte prática, visando a realização de curtas-metragens.

Após todos os passos da oficina (gravar e editar os documentários), os alunos participam de uma mostra com bate-papo. Na ocasião, em data a ser confirmada, os filmes realizados serão assistidos numa sessão aberta ao público e, ao final, haverá uma conversa entre os participantes.

Ficou interessado? Então corre lá para garantir a sua vaga. E se você conhece alguém que adora curtas metragens e quer aprender como produzi-los, não deixe de mandar o link desse post 🙂