Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Não consigo falar inglês, e agora?

Dominar a língua inglesa deixou de ser um diferencial; é praticamente uma exigência.

E isso vale na busca por empregos, possibilidades de promoção na empresa, qualificação profissional online, em viagens… Saber inglês é necessário e sua falta dá dor de cabeça para muita gente.

Se você não entende a importância de dominar mais que o verbo to be, aqui vai uma explicação básica: mais de 50 países usam o idioma.

E, caso seja uma das pessoas que simplesmente não conseguem assimilar e têm vontade de chorar só de lembrar das aulas da escola ou cursinho da adolescência, calma, nem tudo está perdido.

ingles

Chegou a hora de tirar a frase ‘não consigo falar inglês’ da sua cabeça e destravar de uma vez por todas. Para ajudar, o Juicy Santos te dá algumas dicas de ouro:

Ouvir

Essa é uma das formas mais fáceis de aprender qualquer língua, afinal é dessa forma que nós aprendemos a falar né? Quanto mais você ouve, mais as palavras, a pronúncia, a ordem das frases, o vocabulário, vão tomando conta do seu cérebro.

O meu aprendizado, por exemplo, ficou mais fácil assistindo vídeos em inglês e sem legenda e posteriormente em inglês e com legenda em inglês (o mesmo vídeo). Você precisa encontrar um jeito confortável de aprender.

Mas o ideal é ouvir um pouco de inglês todos os dias. Ouvir música também pode ajudar.

Ver

Outra maneira de ter o idioma inserido no seu dia-a-dia é coloca-lo nas suas atividades rotineiras. O celular é uma delas.

Você pode começar procurando com verbos, vocabulário e expressões. Assim, sempre que tiver um tempo livre pode abrir e ter um contato rápido com o inglês. Tente repetir algumas das dicas/lições do aplicativo, já que nosso cérebro não costuma memorizar tudo de primeira; é preciso trabalhar com alguma repetição.

“Uma dica bem legal é mudar as configurações do celular para o inglês. Essa atitude mudará sua rotina enquanto acessa as redes sociais e acompanha sua agenda”, explica Luciane Santos, da Raise Mentoria Educacional.

Memorizar

Vale a pena memorizar pequenos diálogos, do cursinho, da sua serie preferida, filmes ou músicas. Depois é só repeti-los mentalmente, isso vai te ajudar a a pegar a forma como os nativos falam, a entonação, a ordem das palavras e como elas são conectadas.

Ler

Se você conquistou um vocabulário, mesmo que pequeno e já tem o celular em inglês, dê mais um passo: leia em inglês. Isso pode começar com legendas do Instagram de algum nativo ou um Facebook. Poucas palavras, para não desanimar.

Depois, siga um jornal online ou baixe textos de aulas em seu celular. Você vai se acostumando à formação das frases, aprendendo novas palavras, verbos, formas de falar.

Sem preconceito

O mais importante é entender que o inglês é uma língua diferente do português.

Parece bobo, mas não é. Na maioria das vezes as então coisas que falamos em português podem ser faladas de forma totalmente diferente no inglês. Você precisa entender isso e esquecer a estrutura do português quando estiver imerso na outra língua.

Achar estranho, difícil, incoerente, não vai te ajudar.

Se você estiver fazendo aulas, sempre faça a lição de casa. É nessa hora, longe do professor, que você vai ver se realmente entendeu, além de reforçar a matéria.

Se não estiver, aproveite todo o tempo disponível (por mais que sejam só 5 minutinhos) para estudar e seguir os passos acima.