Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Mercado do café é tema de palestras em Santos

Todo dia é dia de café.

Mas, oficialmente, a nossa bebida favorita tem uma data para chamar de sua: dia 1º de outubro. E, é claro que, se o café tem um dia, Santos tem uma programação especial para a data e seus apaixonados.

Neste ano, a comemoração será no interior do Museu do Café. A instituição reúne, na data, representantes de conceituadas cafeterias.  A ideia é proporcionar uma troca de experiências sobre mercado e consumo da bebida.

aerial-view-of-coffee-cup-on-wooden-table-1Imagem: VisualHunt

Programação do Dia do Café em Santos

Toda a programação acontece no domingo (1º de outubro) e é totalmente gratuita.

A primeira atividade é um bate-papo intitulado Café, consumo e empreendedorismo, com:

– Eduardo Heron, Diretor Técnico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (mediador)
-Isabela Raposeiras, barista, mestre em torra e proprietária do Coffee Lab

Seguindo a programação, que acontece das 14 às 16h30, o tema é as Novas Formas de Consumo – Nitro Brew e Cold Brew. Para debater sobre o tema, o convidado é Marco Suplicy, fundador da Suplicy Cafés Especiais que, desde 2003, introduziu o conceito de café especial no País e trabalha com grãos 100% brasileiros.

Também serão abordados assuntos como a necessidade de se trabalhar com amor e, assim, proporcionar uma boa experiência com o café – com o sócio do Santo Grão, Fernando Dourado.

E, para completar com chave de ouro, a coach e proprietária do IL Barista Cafés Especiais e da Cafeteria do Museu, Gelma Franco, mostrará ao público a A Terceira Onda do Café, que trata essa bebida como um produto ligado à gastronomia.

Além dessas feras do mercado do café, o evento tem a presença confirmada do barista Renan Dantas, que apresentará ao público as formas de consumo de café.

Degustação

Se o assunto é café, não tem como ir embora sem uma boa xícara. Por isso, os participantes poderão degustar e conhecer mais sobre o preparo da bebida com os especialistas das cafeterias em mesas sensoriais, a partir das 16h30.

Participe

Ficou interessado ou sabe de alguém que vai amar o evento? Então lembre-se que é necessário fazer a inscrição pelo e-mail [email protected] para participar do evento. Toda a programação é gratuita!

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos.