Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Fortec: 35 anos formando novos talentos em São Vicente, Praia Grande e Cubatão

A história da Escola e Faculdade Fortec começou em 17 de abril de 1983.

Nesta data, uma das instituições de educação mais tradicionais da Baixada Santista abriu as portas em São Vicente, com a missão de oferecer formação técnica à população da Baixada Santista.

Por conta da demanda por novos cursos e níveis de ensino, a instituição se tornou muito mais do que Escola Técnica: alguns anos depois recebia alunos de todos os níveis de ensino, e passou o status para Escola Fortec. E, em 2001, passou a atender também alunos do ensino superior, mudando a denominação para Escola e Faculdade Fortec.

Além do atual endereço, que é um verdadeiro ponto de referência na avenida Presidente Wilson, a Fortec está presente em mais 3 locais – na segunda unidade de São Vicente, em Praia Grande e na Vila Nova, em Cubatão. E, somado aos cursos técnicos e ensino superior, também oferece educação infantil, ensino fundamental e médio (com ou sem técnico atrelado).

Em 35 anos de história, a Escola e Faculdade já formou mais de 16 MIL ALUNOS. Eu, Victória, sou um deles.

Estudei Técnico em Informática durante o Ensino Médio. Agora, depois de formada em Jornalismo, recebi um convite para revisitar a estrutura dos cursos técnicos e conhecer a parte da faculdade.

Fortec São Vicente

Fortec_1-1645

“Em 1984, eram apenas duas opções de cursos técnicos: Eletrônica e Instrumentação”, lembra Silvia Maria Troncoso, diretora e mantenedora há 34 anos. “Depois vieram os cursos de Processamento de Dados e Informática Industrial, hoje conhecidos como Técnico em Informática e Mecatrônica”.

Referência em formação técnica em São Vicente

Com o passar dos anos, o ensino oferecido na Fortec ficou conhecido na cidade e a procura fez com que o leque de opções passasse dos dois cursos iniciais para 11 opções de cursos técnicos, todos com duração entre 12 e 18 meses.

Além disso, há a possibilidade de fazer cursos técnicos à distância em São Vicente e cursar uma faculdade, que oferece 7 graduações.

O sucesso tem vários motivos. Em nossa visita, observamos de perto que os cursos são focados na prática e pensados para as necessidades atuais do mercado de trabalho.

“As aulas, minhas e de outros professores, são voltadas para o mercado de trabalho. Na Fortec, incentivamos os alunos a pensar no produto, mesmo em matérias mais teóricas”, explica o professor (e ex-aluno) Gilmar Aquino.

Por isso, a estrutura da escola conta com 12 laboratórios no total, número que possibilita que, em todas as aulas práticas, os alunos coloquem as mãos na massa.

Da indústria para a Fortec

Uma curiosidade que se observa nos corredores da escola é a quantidade de alunos vestidos com uniformes de empresas do ramo de indústria. E isso acontece porque os alunos ou entram nos cursos e buscam oportunidades nesta área ou já trabalham e vão estudar para conseguir o CREA, que se tornou obrigatório em várias empresas.

No primeiro caso, escolhem a escola por ser referência em ensino técnico na Baixada Santista e até em São Paulo. No segundo, porque os cursos da Fortec oferecem a certificação.

“Tivemos o caso de dois alunos que precisavam dessa atualização, mas tinham horários complicados no emprego. Ajudamos eles a conseguir o conhecimento da mesma maneira e pegar o certificado”, lembra a diretora pedagógica Rosimeira Mafeis.

Segundo a professora Rosana Cammarosa, que trabalha há 18 anos lecionando e desde 2017 integra o quadro da Fortec, o perfil dos alunos é outro grande diferencial. Uma vez que são mais centrados e focados, por já estarem trabalhando na área.

“Apresentam trabalhos maravilhosos”, completa.

Conheça os cursos da Fortec São Vicente

Fortec (1)

Para se manter em sintonia com o que acontece no mercado de trabalho, a diretoria procura atualizar sempre a grade curricular e conta com a ajuda dos professores para isso.

Também são comuns na programação da escola e da faculdade eventos de compartilhamento de conhecimento, como a Semana da Tecnologia e o Fórum de Administração, em que os alunos têm contato com profissionais de grandes empresas em palestras, mini cursos, oficinas e até em bate-papos mais informais, em que podem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a profissão.

A Fortec mantém convênio com mais de 150 empresas e dá descontos para profissionais e familiares nos seguintes cursos: 

Faculdade em São Vicente

Administração
Logística
Automação Industrial
Pedagogia
Engenharia Elétrica
Sistema de Informação
Engenharia de Produção

Cursos Técnicos em São Vicente

Administração
Automação Industrial
Edificações
Eletrotécnica
Informática
Logística
Mecânica
Mecatrônica
Portos
Secretariado
Segurança do Trabalho

Cursos técnicos a distância em São Vicente

Administração
Automação Industrial
Segurança do Trabalho

Fortec_1-1430

* Os cursos EAD são 80% a distância e 20% presenciais, com aulas a cada 15 dias.

Durante a nossa visita, ficamos sabendo em primeira mão que a grade de cursos à distância em São Vicente deve aumentar em breve, com a adição das aulas de Logística!

E, vale lembrar, a escola tem ainda Educação Infantil, Fundamental e Médio.

Fortec (12)

A Fortec São Vicente fica na Av. Presidente Wilson, 1013, no Itararé, em São Vicente. Maiores informações sobre os cursos podem ser obtidas no site ou através do telefone (13) 3569-2525.

publi-aviso