Texto porLudmilla Rossi
Santos

A realidade da propaganda em Santos

Você não aguenta mais comer pizza toda noite na agência para fazer aquele job de última hora para cliente? E descobrir no dia seguinte que o briefing mudou completamente? Se você já passou por essas e outras dificuldades na profissão, faça o teste a seguir. Leva um pouco mais de 1 minuto.

1. Você tem uma campanha pra entregar amanhã e está sem nenhuma ideia. Você:
a) Mata a sua avó pela 3ª vez esse ano e falta na agência.
b) Rapta um parente do atendimento e exige mais prazo como resgate.
c) Finge um ataque cardíaco antes da reunião.
d) Tem realmente um ataque cardíaco antes da reunião.
e) Todas as opções anteriores.

 

2. O cliente adorou seu comercial criativo que custa 20 mil reais para produzir mas ele só tem 3 mil. Você:
a) Vende seu carro para pagar a diferença na produção.
b) Pede para o dono da produtora vender o carro dele para viabilizar a produção.
c) Rapta um parente do atendimento e exige como resgate a diferença para pagar a produção.
d) Aceita a sugestão do cliente de deixar o sobrinho filmar o comercial. No iPhone.
e) Todas as opções anteriores.

 

3. O cliente quer que o nome da marca apareça 10 vezes no comercial de rádio de 30 segundos. Você:
a) Sugere um locutor gago.
b) Sugere um locutor de corrida de cavalos.
c) Sugere aumentar o spot de rádio para 2 minutos.
d) Sugere um rap com o locutor gago e o de corrida de cavalos, num spot de 2 minutos.
e) Todas as opções anteriores.

 

4. O cliente quer fazer uma promoção para ter um lucro de milhares de reais mas não tem verba para fazer TV, Jornal, Rádio ou Internet. Você:
a) Se oferece como homem-sanduíche andando de perna de pau pela cidade.
b) Se oferece para passear de bicicleta berrando a promoção no alto falante pela cidade.
c) Se oferece como homem-sanduíche andando de perna de pau em cima de uma bicicleta berrando a promoção no alto falante pela cidade.
d) Compra um colar de melancia e dá para o cliente.
e) Todas as opções anteriores.

 

5. Você fez o layout de email mkt e envia para o cliente. Algumas horas depois recebe o seguinte feedback por email: “O texto do e-mail não está dando leitura porque quem vai receber usa acesso discado!” Diante disso, você:
a) Coloca layout do email mkt em um envelope e manda por Sedex para o cliente.
b) Liga para o cliente dizendo que é o email de feedback dele que não está dando leitura porque você vive em 2013.
c) Liga para o cliente explicando que “é melhor mesmo que o email não dê leitura porque se o consumidor conseguir ler a promoção não vai comprar o produto.”
d) Liga para o cliente e finge que não consegue ouvir o que ele fala “porque a ligação está pi-co-ta-da por causa do acesso discado.”
e) Todas as opções anteriores.

 

Se você marcou qualquer uma das alternativas do teste, parabéns: você é um publicitário da Baixada Santista totalmente normal, vivendo a realidade de um mercado regional.

Saiba que não está sozinho. Milhares de profissionais no mundo passam pelas mesmas dificuldades. Prova disso é que algumas das situações descritas no teste foram tiradas do site clientsfromhell.net, que coleta histórias de clientes e agências em vários países.

A parte boa dessas histórias é que muitos desses profissionais venceram os obstáculos e conseguiram realizar trabalhos memoráveis, com resultados surpreendentes para seus clientes.

E é esse know-how que o TIP quer compartilhar com você, no workshop 100 Cases Mais Premiados da Propaganda Mundial.
Em apenas um dia, você vai conhecer:

  • As fórmulas usadas pelos maiores publicitários do mundo para driblar o bloqueio criativo e o prazo curto.
  • Dezenas de comerciais premiados e eficientes com custo de produção abaixo de 10 mil.
  • Cases de rádio que vão além do rádio.
  • Os truques dos anúncios de jornal all-type mais premiados.
  • 20 Ações de varejo vendedoras e premiadas.
  • Clique aqui e inscreva-se

Ideias inovadoras em Conteúdo, Entretenimento – TV – Cinema – Internet – Aplicativos – Transmídia – Jornal – Revista – Poster – Mobiliário Urbano – Outdoor – Promoção – Ativação – Marketing Direto.

+

Sessão Pipoca & Propaganda:

Sessão de Cinema com Pipoca com exibição dos comerciais mais premiados dos últimos 25 anos.