Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

5 dicas para sua horta urbana

A vida na cidade faz a gente se desconectar da natureza, mesmo que a praia esteja pertinho de nós.  Quando foi a última vez que você deu um mergulho?

Mais do que isso, acabamos imersos na rotina maluca e a alimentação é a parte que mais sofre. Pratos de preparo instantâneos, enlatados, fast food no almoço, pizza no jantar e nada daquilo que a natureza nos dá. Tem gente percebendo isso e, assim, nasce uma solução simples e que faz toda diferença: hortas urbanas.

A sua pequena plantação pode ser na sua sacada, naquele cantinho morto da cozinha ou no quintal de casa.

5 dicas para sua horta urbana

horta urbanaImagem: Reprodução/AP202

Aqui em casa, a gente tem um protótipo de horta. São só três temperinhos, mas a comida já ganha um sabor todo especial, sem contar a emoção de ver a plantinha que você cuida crescer (amo!).

Leia também
Minha casa, minha horta: como montar uma horta em espaços pequenos

Posso afirmar que vale a pena fazer a sua.

Para te ajudar, o Juicy Santos conversou com a Andréia Previato, educadora ambiental em permacultura e que ministra cursos bem legais aqui na Baixada Santista e em São Paulo. Olha só as dicas que ela deu:

Observe antes de interagir

O tempo dedicado ao planejamento da instalação reflete diretamente na economia de tempo e energia. Conheça o local onde você vai plantar a sua horta, a terra disponível e o que crescerá melhor nesse espaço.

Prepare-se

Depois de interagir com o local, é importante ter certeza que ele está pronto para receber a sua horta. Caso seja necessário, prepare o solo antes de iniciar o plantio. Para isso, você pode usar adubos e misturar outra terra, por exemplo.

Verifique a incidência de sol

A maioria das espécies plantadas em hortas necessita de 4 horas de exposição direta ao sol todos os dias, já que isso evita a proliferação de fungos e garante plantas mais saudáveis.

Água é vida

Suas plantas precisam de água, por isso é importante que você busque uma fonte de água próxima à instalação da horta, evitando o desperdício e economizando tempo/energia –  para quem é esquecidinho, é uma forma de lembrar de rega-las todos os dias.

Logística é essencial

Além de tudo isso, busque um local de fácil acesso para a instalação, o que facilita os cuidados diários na horta.

Oficina horta urbana 

20839344_1413476612062028_764755960_n

Para quem ficou interessado no assunto e quer mais informações, aqui vai a boa notícia: neste sábado (19 de agosto), Andréia vai estar aqui em Santos para um curso bem legal. A aula acontece na Escola da Convivência, das 9h30 às 12h30.

Você vai aprender:

– Condições básicas para instalação de uma horta
– Preparação do solo para plantio
– Sementes e Sementeiras
– Cobertura Vegetal
– Como cuidar da horta
– Plantio consorciado
– Os tipos de hortas
– Invasores e convidados
– Colheita e consumo

Inscreva-se!

Para maiores informações sobre o assunto, entre em contato com a Andréia pelo e-mail [email protected] ou telefone (13) 98146-1919.