Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos
TAGs

Praias secretas na Baixada Santista: destinos isolados para conhecer

  • 2
    Shares

Você sabia que existem praias secretas na Baixada Santista?

A região é amplamente visitada nos finais de semana durante o verão. E, por isso, a orla fica totalmente lotada de uma ponta a outra em todas as nove cidades. Mas, acredite ou não, não é assim em todas as nossas praias. Enquanto a aglomeração acontece no Gonzaga, por exemplo, há endereços que praticamente não são visitados. 

São picos desconhecidos por turistas e que, muitas vezes, os próprios caiçaras  nunca  visitaram.

Onde ficam as praias secretas na Baixada Santista

Quando o assunto são praias secretas na Baixada Santista, sem dúvidas existem duas que não são nenhum pouco secretas:  Iporanga e São Pedro. Ambas ficam em Guarujá e tem muita gente que sabe disso. Muita gente mesmo!

juicysantos.com.br - Praias secretas na Baixada SantistaImagem: Reprodução/Portal Guarujá de Turismo

Acontece que por mais conhecidas que sejam, elas não deixam de ser praias sem aglomeração. É que ambas ficam no interior de condomínios e, por isso, a entrada é restrita a um número de pessoas por dia. Em outras palavras: para curtir o sol por lá é necessário chegar bem cedinho. 

Quem consegue entrar se delicia com o encontro de uma cachoeira e o mar, em Iporanga (que, aliás, foi cenário de um clipe da Iza). Já São Pedro é o pico ideal para quem gosta de surfar. 

juicysantos.com.br - Praias secretas na Baixada SantistaImagem: Reprodução/Portal Guarujá de Turismo

Também em Guarujá, a Praia Branca não costuma receber uma grande quantidade de visitantes.

Por lá o acesso é liberado, mas é preciso encarar uma trilha de nível médio para poder mergulhar. Logo em seguida, quem quer continuar a aventura pode pegar outra trilha (um pouco mais difícil) e acessar a Praia Preta. Uma terceira opção na cidade com trilha é a Praia de Camburí.  

juicysantos.com.br - Praias secretas na Baixada SantistaImagem: Reprodução/Portal Guarujá de Turismo

Todas as praias têm belezas de tirar o fôlego. Mas, vale lembrar que por mais que as trilhas não sejam tão difíceis, o ideal é ter a companhia de alguém que já as conheça para evitar problemas 🙂 

+ Azul da cor do mar: praia de Taguaíba, em Guarujá

Quer menos aventura? Então é uma boa dica é optar por curtir a Praia do Éden (também em Guarujá). Neste caso, o acesso pode ser feito através de uma trilha ou então pela escadaria.  E a vista não deixa a desejar em comparação com as demais opções.

Não é só o Guarujá que em praias secretas

Ali pertinho, em Bertioga, a praia de Guaratuba é uma opção com menos aglomerações do que o restante das praias da cidade. 

O destino fica a pouco mais de 30 minutos da área central e é necessário deixar o nome e a placa do carro para conseguir acessar. Assim como Iporanga, quem visita o local encontra tanto água salgada quanto doce. Apesar disso, o mergulho no encontro das águas não é aconselhável. Pois a força da correnteza deixa o mergulho perigoso. 

Atravessando a balsa de volta para o outro lado da ilha, São Vicente tem uma boa opção.

juicysantos.com.br - Praias secretas na Baixada SantistaImagem: Reprodução/Mariana M. de Souza

A praia de Itaquitanduva é conhecida entre surfistas, por isso só costuma ter visitantes nas primeiras horas da manhã. Assim como a maior parte da praias dessa lista, o acesso se dá por uma trilha (de mais ou menos 2km). 

Um mergulho de cachoeira também é bem-vindo

Já que estamos falando de locais diferentes (e lindos) para se refrescar nesse verão, vale dar uma atenção especial à Cachoeira do Melvi. Apesar de não ser uma praia, a atração turística de Praia Grande é pouco conhecida e é um daqueles locais que a gente custa a acreditar que estão tão pertinho de nós. 

Imagem: Djane Chiarelli

A atração faz parte do Parque Estadual Serra do Mar. O mesmo que administra a Estrada Velha de Santos, sabe? Assim como o passeio pela estrada velha, pode preparar as pernas pois são cerca de 1,7km de trilha em mata preservada para chegar até a primeira cachoeira. Mas uma vez na primeira parada, você vai querer ir até a segunda que fica mais ou menos 5km à frente. Apesar do cansaço, vale a pena!

Sabe mais alguma praia secreta na Baixada Santista? Então conta pra gente nos comentários!