Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

Por que Santos tem esse nome? Entenda a origem do nome da cidade

  • 2
    Shares

Em 22 de janeiro de 1502, uma expedição portuguesa chegou à Ilha de Gohayó. Assim que desembarcaram, deram a ela o nome de São Vicente. 

Você já deve ter escutado essa história inúmeras vezes.

Exatos 337 anos depois, em 26 de janeiro de 1839, a Vila de Santos foi emancipada e se tornou uma cidade. Talvez você também saiba disso. Mas já parou para pensar no motivo de esse ser o nome da cidade? Nós também não tínhamos. Mas uma vez que o questionamento foi feito, pesquisamos até descobrir. 

www.juicysantos.com.br - por que santos se chama santos

Por que Santos tem esse nome?

Se você pesquisar a origem do nome de Praia Grande ou de Itanhaém, por exemplo, vai encontrar uma explicação rápida e certa. Em Praia Grande, a referência diz respeito ao aspecto geográfico da cidade e seus 22,5 km de orla. Já em Itanhaém, o nome vem de uma palavra indígena – significa pedra que canta e faz alusão ao som do mar batendo nas pedras. 

Em Santos, no entanto, não existe nenhuma teoria que seja absoluta 🙁  

Por aqui, os historiadores trabalham com três hipóteses diferentes. Em cada uma delas, o nome da cidade tem uma origem diferente. E não há nenhuma que seja mais confiável do que a outra. Então, quando alguém te perguntar o motivo de Santos se chamar Santos, a resposta será um pouco mais demorada do que o habitual. 

www.juicysantos.com.br - por que santos se chama santos

O nome de Santos é Santos pois…

A história mais conhecida envolve a Santa Casa. Na época da construção, ela ganhou o nome de “Santa Casa da Misericórdia de Todos os Santos”.

Nessa época, vale dizer, o território de Santos era chamado de Enguaguaçu e um embrião do porto já existia por aqui. A Santa Casa, aliás, foi construída por Braz Cubas por conta do grande movimento de pessoas motivado pelo porto. Acontece que o hospital (o primeiro do Brasil) ficou mega conhecido e, aos poucos, as pessoas começaram a usá-lo como referência para falar sobre a região. 

Era o “Povoado do Porto da Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos”.

Nome grande, né? A galera também teria achado e, por isso, foi diminuindo, até se tornar apenas Santos.

A segunda teoria também inclui Braz Cubas e o porto. De acordo com ela, quando o porto mudou de endereço isso alterou, também, o nome. Adivinha só? Passou a ser o Porto de Santos. Mas nada tem a ver com a Santa Casa, aqui a alusão é a um porto famoso de Lisboa que tinha esse nome.  

Aí já sabe: a linguagem oral encurtou o nome até ficar apenas Santos. 

Por último, existe uma teoria de que o nome da cidade seria uma homenagem feita pelo navegador português João Dias de Solis que deu à Baía o nome de Rio dos Santos Inocentes. Braz Cubas, mais uma vez, é personagem da teoria. Só que, aqui, ele apenas tinha conhecimento da história e deu o nome à vila. 

Muretas de Santos

Agora que você já sabe todas as possibilidades por trás do nome de Santos, outra pergunta: qual a origem das muretas? Como elas se tornaram símbolo da cidade? 

www.juicysantos.com.br - por que santos se chama santos

Se você não sabe, nós temos a resposta para você. Clique aqui e confira!

*Post com informações do site Memória Santista