Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Mural da Perimetral e as obras de street art que estão mudando a cara de Santos

Caminhões, caminhões e mais caminhões… São centenas de milhares de veículos todos os dias passando por ali. Além disso, ainda tem o barulho do trânsito, o apito do trem e o odor típico da área portuária.

A Avenida Perimetral, em Santos, tinha tudo para viver para sempre em escalas de cinza e adjetivada com sinônimos de caos. Mas, em outubro, a arte transcendeu os limites de uma moldura e o espaço de um museu e trouxe cores para a movimentada região de Santos graças ao projeto Mural da Perimetral.

juicysantos.com.br - mural da perimetral

Outros dez endereços da cidade também ganharam intervenções artísticas em novembro.

Isso significa que o número de grafites está crescendo em Santos. E, assim como em cidades de primeiro mundo, como Nova Iorque, por exemplo, estamos caminhando para ter galerias de arte a céu aberto por aqui.

www.juicysantos.com.br - arte de rua em bushwick nova iorque

Assim como acontece no famoso bairro de Bushwick, em NY, e o tour de street art em Paris, a arte urbana em Santos vem se tornando cada vez mais importante e significativa justamente por causa de uma comunidade que só se fortalece.

Em Santos temos arte por (quase) toda parte

Essas não são as únicas expressões artísticas que vivem nas ruas de Santos. Mas, diferentemente das mais de 30 peças históricas que estão espalhadas pelo jardim da orla de Santos, a arte vem ganhando endereços até então “esquecidos” da cidade.

“Eu estava dirigindo, o semáforo fechou e eu olhei para lado e me deparei com um muro gigante e sem vida. Ele está praticamente gritando, pedindo para ser pintado”, comenta Erico Bomfim, idealizador do projeto Mural da Perimetral.

O muro em questão tem nada menos do cinco metros de altura por 38 metros de largura.

juicysantos.com.br - mural da perimetral

Para colocar a ideia em prática, Bonfim precisava de um time formado por outros artistas e também da grana. A primeira missão foi simples. Afinal, o que não faltam são talentos do grafite em Santos. O time de street artists que coloriu o mural da perimetral tem:

  • Bomfim;
  • AmorOdio;
  • Hugo;
  • Colante;
  • Fixxa;
  • Shesko & Sirius;

Para a segunda missão, ele e Thiago Amorodio formalizaram a ideia e submeteram ao 7º Facult. Não exatamente nessa ordem.

“Eu queria trazer para junto pessoas que têm respeito e amor à arte. Todos são de minha confiança e fizeram parte da minha história”

juicysantos.com.br - mural da perimetral

Além do mural, o valor arrecadado através da Lei de Incentivo também está sendo utilizado para uma oficina formativa (de grafite, claro) e uma exposição sobre os bastidores da obra, com imagens de bastidores do fotógrafo Tom Leal.

Para além do Mural da Perimetral

Apesar da grandiosidade do projeto assinado pelo time citado acima, uma obra só não constitui um museu. Nesse sentido, a boa notícia é que essa não é a única expressão artística que as ruas de Santos ganharam recentemente.

Enquanto o time de artistas escalados por Bomfim trabalhou entre os dias 16 a 28 de outubro, uma outra equipe entrou na ativa em novembro como parte do Mureta: Exibição de Arte Urbana.

juicysantos.com.br - mural da perimetral

Em resumo, o evento promoveu a criação de mais de 10 intervenções artísticas de rua na cidade.

As obras trazem diferentes estilos – spray, estêncil, colagem, lambe-lambe e até escultura. Todas elas estão em murais externos de edifícios comerciais, residenciais e públicos em diferentes regiões entre os canais.

Se você viu a homenagem ao Chorão, no Canal 4, já foi apresentado ao projeto. Pois a obra faz parte da coletânea – e também é uma das mais postadas com #JuicySantos no Instagram!

Assim como o pessoal responsável pela Mural da Perimetral, a galera por trás do Mureta também quer provocar o interesse pela arte urbana e, ao mesmo tempo, democratizar a arte, revitalizar e ressignificar os espaços urbanos. É por isso que tem mural tanto no lado praia quanto no Centro Histórico e outras regiões da cidade.

A importância da arte na rua

Entre os responsáveis pelas obras, estão os artistas Bani, Coral e Igana. Todos são aqui de Santos e, além da carreira individual, trabalham em conjunto e têm mais de 100 obras realizadas. Em 2019, eles produziram uma turnê pela Europa (!). E expuseram em Paris, Londres e Amsterdam.

“O motivo de fazer esse projeto é crer profundamente que a arte na rua revitaliza e ressignifica o espaço urbano e torna o local público novamente”, reflete Pedro Corrales, um dos idealizadores da ação. 

Nas ruas e também nos museus

Ambos os times de artistas estão nas ruas de Santos, mas também estão expostos com molduras e tudo o que a arte deles (também) merece. Mas as exposições são gratuitas, ou seja, mega acessíveis da mesma maneira.

A galera do Mural da Perimetral terá suas artes expostas através do olhar do Tom Leal. De acordo com a divulgação, a mostra acontecerá entre os dias 7 a 23 de janeiro de 2020, no salão de exposição do Teatro Municipal. Será o encerramento do projeto – que na verdade não acaba, já que o muro nunca mais será cinza como antes.

A Exposição Mureta, por outro lado, esteve em cartaz na Casa Cinza durante a primeira semana de novembro. A exposição era composta tanto por obras individuais e quando coletivas dos artistas.