Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Gastronomia brasileira em Santos: 13 restaurantes pra conhecer

Quando você pensa em comer fora, qual é a primeira gastronomia que vem a sua mente?

Se a sua resposta for comida japonesa, hambúrguer ou qualquer outra coisa que não leve os temperos brasileiros, chegou o momento de sair do automático. Afinal, a culinária do Brasil é mega rica. Definitivamente, não faltam boas opções de gastronomia brasileira em Santos.

Não sabe nenhum lugar com a comida tão boa quanto a da sua vó? Pois então se liga nessa lista que o #teamJuicy preparou. No total são 13 restaurantes em Santos onde é possível comer bem (talvez não tanto quando em casa de vó, né?). Além disso, ainda há uma boa dica para quem quiser fazer o almoço em casa.

Vamos lá?

O melhor da gastronomia brasileira em Santos

1. Baião de Dois Irmãos

O Baião de Dois Irmãos é quase uma viagem ao Nordeste sem precisar pegar avião.

Do cardápio até a decoração, tudo remete a esse pedaço saboroso do país. Da pra comer, por exemplo, escondidinho de carne seca, mocotó à moda, feijoada e várias outras delícias. Além disso, a casa também serve pizzas e massas.

Onde fica: Av. Washington Luiz, 72, Vila Mathias

2. Bar do Toninho

Apesar de bastante conhecido pelo clássico bolinho de bacalhau, o Toninho também manda bem nos quitutes brasileiros.

Você pode trocar o bolinho tradicional por coxinha (tem de frango e de carne) ou empadinha, por exemplo. Ambas as receitas têm a cara do Brasil e um sabor incrível. Nas porções, há opção de carne seca com mandioca e os pastéis tem os recheios que só brasileiros fazem. O de Diamante Negro é um clássico que nós amamos dizer que foi uma descoberta do Juicy.

Onde: Av. Epitácio Pessoa, 241, Embaré ou Av. Senador Feijó, 664, Vila Mathias

3. Bodegaia da Pompeia

Não tem como não ser conquistado pelo tempero do chef Manoel Gaia. O cardápio traz pratos tipicamente nordestinos. Mas não é qualquer prato: são aqueles conquistam antes mesmo de chegar à mesa. E que, quando chegam, não decepcionam.

juicysantos.com.br - O melhor da gastronomia brasileira em Santos

Nós temos uma queda pelo escondidinho de carne seca com queijo coalho e também pelo cupim com mandioca. Mas é tudo feito com capricho e com um sabor incrível, pode pedir o que o coração (e o estômago) mandar. Para beber, uma boa pedida é a caipirinha de rapadura.

Onde fica: Rua República Argentina, 80, Pompeia

4. Café Carioca

O Carioca é um patrimônio de Santos e dispensa apresentações.

De qualquer forma, vamos alertar: nem só de pastel, pudim de leite e matte vive a casa. O cardápio tem outras delícias brasileiras, inclusive pratos executivos 🙂

Onde fica: Praça Mauá, 1, Centro

5. Dona Angola Restaurante e Bar

Um cardápio cheio de delícias, um atendimento ótimo e um ambiente incrível. Bem-vindo ao Dona Angola.

juicysantos.com.br - O melhor da gastronomia brasileira em Santos

Nos especiais do dia, tem carne seca desfiada, virado à mineira, feijoada e rabada. Além disso, a casa oferece boas opções para quem quer beber uma cerveja e petiscar alguma coisa. A coxinha ganhou novas roupagens, com opção de massa de milho e de mandioca e recheio de costela. Também dá para pedir pratos para compartilhar e até sobremesas com a cara do Brasil.

Onde fica: Rua Jorge Tibiriçá, 26, Gonzaga

6. Donna Andrea

O jazz é a trilha sonora oficial do Donna Andrea.

Para comer, a casa aposta em um cardápio bem diverso. Tem desde Meca da Casa até opções com bisteca e outras proteínas. Uma coisa legal é que todos os pratos acompanham uma porção de feijão – às vezes, tutu. E, além disso, a torrada de entrada é a cara do Brasil.

Onde fica: Rua Almeida de Moraes, 218, Vila Mathias

7. Jeremoabo

Culinária nordestina, servida com fartura e com um atendimento legal te esperam no Jeremoabo.

Alguns leitores do Juicy apontaram a casa como o melhor endereço para comer virado à paulista em Santos. Então essa é uma dica de prato para pedir por lá. Outras boas opções são feijoada, o filé de peixe com legumes. Até buchada de bode você encontra por lá.

Onde fica: Rua Silva Jardim, 209, Vila Mathias

8. Madê

Você procura algo mais gourmet e com ambiente diferenciado? Neste caso, seu almoço/jantar será no Madê.

www.juicysantos.com.br - polvo madê de dario costa

O restaurante pertence ao santista Dário Costa (que participou do MasterChef) e foca em pratos feitos a partir de ingredientes frescos. Ou seja, são produtos aqui da região 🙂 O cardápio sazonal sempre traz pratos com peixe, com carnes e também opções vegetarianas. Tem até bife com fritas por lá.

Onde fica: Rua Minas Gerais, 93, Boqueirão

9. Pedra Baiana

O Pedra Baiana também começou sua história em São Vicente e, devido ao sucesso, veio para Santos.

Na cidade desde 2016, a casa já encontrou para a lista de favoritas de muita gente. Entre as opções do menu, estão a clássica feijoada, parmegiana, meca, baião de dois, escondidinho de carne seca e várias outras delícias que vão te deixar com água na boca.

O melhor é que os valores são mega acessíveis e as porções, muito fartas! Vale a pena ir pra dividir com a galera 🙂

Onde fica: Rua Alexandre Martins, 225, Aparecida

10. Restaurante Ilha de Itaparica

Há 26 anos em Santos, o Ilha de Itaparica é tipicamente nordestino (como o nome propõe).

A casa oferece tudo o que você gostaria de comer em um final de semana na Bahia. Além disso, traz opções de pizzas e petiscos igualmente gostosos.

Onde fica: Av. Conselheiro Nébias, 281, Vila Mathias

11. Restaurante Itabaiana III

Em resumo, o Itabaiana é um sucesso enorme em São Vicente (onde possui duas unidades) e, para a nossa felicidade, abriu uma casa aqui em Santos também. O cardápio oferece pratos caseiros e com tempero nordestino. Tem, por exemplo, carne seca na manteiga e bobó de camarão.

Se acaso a sua ideia for comer uma feijoada, fica o aviso: vá cedo, pois sempre há fila e depois das 15 horas, dificilmente você encontrará o prato disponível.

Onde fica: Rua Prudente de Moraes, 133/135, Vila Mathias (mais dois outros endereços em SV)

Para fazer em casa

Se acaso você quer soltar o MasterChef que existe em você, também dá para preparar algumas dessas delícias em casa. Basta procurar a receita e, em seguida, correr até locais como o Armazém do Sertão, por exemplo. A loja, que fica na Carvalho de Mendonça, tem ingredientes típicos do nordeste e também de outras regiões do Brasil, como o sul e o centro-oeste.

É só fazer a lista de compras e ir até lá, ou a outra casa especializada, e ir para a cozinha.

Não esquece: se o resultado ficar bom, manda a receita pra gente 🙂

www.juicysantos.com.br - rota nordestina em santos

Mais dicas de restaurantes em Santos com pratos brasileiros imperdíveis:

  • picadinho brasileiro no almoço do Sítio 17
  • filé à Oswaldo Aranha do History Bar and Lounge
  • o clássico churrasco do Ao Chopp do Gonzaga
  • baião de dois do Rota Nordestina
  • porções pra petiscar no Bar do Dante