Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

Escola Pública de Surfe: a história de pioneirismo do projeto santista

  • 1
    Share

As ondas de Santos estão longe de ser as melhores para surfar.

Isso é fato.

Mas, também é fato que isso nunca impediu os santistas de amarem surfar. Aliás, a primeira prancha do Brasil surgiu por aqui, sabia?

Em resumo, isso aconteceu em 1937. Quando um santista voltou dos EUA com uma edição da revista Popular Mechanics que, em uma das páginas, tinha a planta de uma prancha. Seu filho, Osmar Gonçalves, se juntou com alguns amigos para montar aquela engenhoca.

No ano seguinte, a praia do Gonzaga teve a primeira onda surfada no país.

E se a modalidade nasceu aqui, também foi na cidade que surgiu a primeira escola pública de surfe. Fato que aconteceu há nada menos do que 30 anos.

Você conhece a Escola Pública de Surfe?

Inaugurada em 1991, durante o governo de Telma de Souza, a Escola Radical de Surf não é apenas a primeira escola de surf pública do Brasil como também do mundo.

Na época o objetivo era formar atletas.

juicysantos.com.br - Escola Pública de SurfeImagem: Divulgação

Porém, com o passar dos anos ficou claro que o surfe vai além das competições e medalhas. Hoje, o equipamento localizado no Posto 3 tem um objetivo social muito maior do que qualquer coisa.

De acordo com a divulgação, atualmente são 400 alunos matriculados – em turmas que vão desde crianças até idosos. Além disso, também rolam aulas de surfe adaptadas para pessoas com deficiência física e intelectual.

“Nossa missão é passar para as pessoas que é possível ser feliz gratuitamente através do surfe”, comenta, emocionado, o surfista e coordenador da escola, Cisco Araña.

Fernando Amarelo, surfista veterano, ressalta que para além disso a escola também ajudou a desestigmatizar o esporte. Já que por muito tempo o surfe era oprimido e marginalizado.

Como se inscrever na Escola de Surfe de Santos

Se acaso você sonha em surfar, a gente tem uma pergunta: está esperando o que?

juicysantos.com.br - Escola Pública de SurfeImagem: Divulgação

As aulas da Escola de Surfe de Santos são totalmente gratuitas e não têm limitação de idade. Normalmente as turmas abrem no início do ano. Então o ideal é ficar de olho nas redes sociais da prefeitura – mas pode acompanhar o Juicy no Instagram, a gente sempre avisa as novidades.

Para garantir a vaga, sempre é necessário apresentar os documentos e também um atestado médico. Então já fica esperto para ter tudo em mãos na próxima oportundiade.

Escola de Esportes Náuticos

Vale lembrar que além da escola de surfe, Santos também tem uma escola pública de esportes náuticos lá no Posto 7.

Por lá é possível escolher entre as seguintes modalidades:

  • Canoa havaiana;
  • Canoagem;
  • Stand-up paddle.

Neste caso, as aulas são voltadas para pessoas com idade a partir de 12 anos.