Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Cidades brasileiras para visitar no inverno e aproveitar a estação

Adeus, calor!

Depois de um verão com MUITO sol e um outono que mais pareceu verão, o inverno vem aí e os dias frios (ou menos quentes) se aproximam. Primeiramente, isso significa que as cadeiras de praia vão entrar de férias e os cachecóis e botas vão sair do fundo da gaveta. Além disso, quem curte temperaturas mais baixas já pode começar a se preparar para pegar a estrada nos próximos meses. 

Afinal, vamos combinar: até que não faz frio em Santos, né?

Mas, não é assim em todo o Brasil e você nem precisa ir tão longe ou ter um orçamento enorme para curtir o melhor do inverno por aqui. Não acredita? Pois então basta continuar a leitura. O Juicy Santos reuniu algumas cidades brasileiras para visitar no inverno e aproveitar o melhor da estação.

Lembre-se de separar gorro, casacos e luvas antes de embarcar nessa viagem!

www.juicysantos.com.br - cidades brasileiras para visitar no invernoSunset em Gramado (RS)

10 cidades brasileiras para visitar no inverno

Quando o assunto é cidades brasileiras para visitar no inverno, dois destinos ganham destaque: Gramado e Campos do Jordão. Essas são as localidades com o maior número de busca em sites de hospedagem, mas nem de longe as únicas geladas. Se você já as conhece ou busca fugir do óbvio (e consecutivamente, de lugares lotados e mais caros) pode optar por destinos como:

  • Cunha (SP)
  • São Francisco Xavier (SP)
  • Serra Negra (SP)
  • Petrópolis (RJ)
  • Monte Verde (MG)
  • Tiradentes (MG)
  • Morretes (PR)
  • Joinville (SC)
  • São Joaquim (SC)
  • Urubici (SC)

Todas têm o friozinho que você quer e o charme arquitetônico que combina com o inverno. Caso você nunca tenha ouvido falar nestes destinos, pode se acalmar que o Juicy não dá dicas pela metade. Nós selecionamos o que tem para fazer em todas as cidades brasileiras para visitar no inverno aqui listadas. Mas, sabemos que muitas pessoas ainda preferem o mais tradicional e vamos começar falar de Campos do Jordão e Gramado.

O melhor do inverno em Campos do Jordão

Pouco mais de 3 horas dividem Santos e Campos do Jordão, ou seja, dá para fazer um bate e volta tranquilamente.

A cidade mais alta do Brasil fica à altitude de 1.628 metros.

www.juicysantos.com.br - campos do jordão

Durante a sua passagem pela cidade, você terá a oportunidade de curtir um dos invernos mais badalados do Brasil. O que isso significa? Primeiramente, um mar de pessoas de cachecol, botas e outros acessórios de inverno. E, em seguida, que uma programação cheia de atrações estará a sua espera. A programação da estação tem, por exemplo, o Festival de Inverno, que é o maior evento da música clássica da América Latina. As orquestras e grupos se apresentam em diversos pontos da cidade e, em alguns deles, com entrada gratuita 🙂

Quando bater a fome você encontrará uma diversidade incrível de restaurantes. O foco, claro, é o fondue e outros pratos tipicamente de inverno.

Se acaso você pretende passar mais de um dia, é provável que experimente a sensação térmica abaixo de zero durante a madrugada. E, se acordar cedo, pode assistir a formação de geadas.

Gramado e Canela no inverno

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, os registros de neve em Campos do Jordão são raríssimos. Então, se o seu objetivo é descobrir onde ver neve no Brasil, a gente conta.

Já arrume as malas com destino à serra gaúcha, pois em Gramado esse fenômeno acontece com mais frequência. De todo modo, será necessário contar com a sorte, pois não neva todos os dias e o gelo tende a derreter rapidamente.

Em 2018, por exemplo, houve alguns dias mais gelados e cobertos por neve por lá.

www.juicysantos.com.br - destinos e cidades brasileiras para viajar no invernoFoto: Prefeitura Municipal de Gramado

A boa notícia é que, com neve ou não, a cidade é linda e sua viagem será mega divertida. Os seus dias em Gramado vão se resumir a curtir as atrações naturais durante o dia e os rolês mais urbanos durante à noite. Neste sentido, você não pode deixar de visitar as cachoeiras da cidade, o Lago Negro e fazer o tour da uva e do vinho (que inclui o passeio de Maria Fumaça). A sua lista também deve incluir o passeio ao Museu do Chocolate e ao Snowland.

Ah, em Gramado dá pra casar em estilo Vegas também, se você estiver na vibe…

Para deixar o seu roteiro ainda mais diverso, vale a pena ir até Canela. A cidade fica bem ao ladinho de Gramado e é uma extensão de suas belezas. Um dos rolês imperdíveis, o Parque Estadual do Caracol em Canela vai garantir as melhores fotos da sua viagem!

www.juicysantos.com.br - bondinhos aéreos em canelaFoto: Prefeitura Municipal de Canela

Os bondinhos aéreos dos Parques da Serra proporcionam essa vista incrível da cascata do Parque do Caracol.

Assim como em Campos do Jordão, não dá pra ir embora sem comer fondue em Gramado e Canela.

Cidades paulistas para curtir o inverno

O frio no estado de São Paulo não está restrito a Campos do Jordão. Então se você já conhece a cidade, ou simplesmente não quer ir para lá nesse inverno, mas está sem grana para viagens mais longas, não vai precisar ficar em casa. A dica do Juicy fica por conta de Cunha, São Francisco Xavier e Serra Negra. Todas as cidades ficam a menos de 300 km de Santos, ou seja, perfeitas para uma escapada de fim de semana.

Cunha

Pouco mais de 280 km separam Santos de Cunha. A cidade é conhecida por ser um refúgio romântico em meio às montanhas, pelas cerâmicas e também as plantações de lavanda (ótimo cenário para fotos).

www.juicysantos.com.br - lavandário de cunha

Os casais que gostam de aventura podem aproveitar o passeio para fazer trilhas e descobrir cachoeiras lindas pela cidade.

Tradicionalmente, o calendário da cidade oferece a Festa do Pinhão entre os meses de abril e maio; em seguida, em junho, acontece a festa junina e em julho, o Festival de Inverno.

São Francisco Xavier

A cidade fica no distrito de São José dos Campos. Assim como em Cunha, é possível aproveitar trilhas e cachoeiras. Além disso, outras atrações imperdíveis são o Mirante Pedra do Porquinho, passeios a cavalo e os eventos de inverno que acontecem na cidade

Serra Negra

Essa é a cidade preferida para quem quer fazer compras. O motivo? Diversas lojas trabalham com a venda de roupas de frio no atacado, ou seja, é mais do que possível economizar e voltar para casa com looks incríveis. Mas, para além disso, o calendário da cidade ferve com diversos eventos culturais e os termômetros marcam baixas temperaturas, perfeitas apreciar bons vinhos.

Também tem frio no Rio de Janeiro

Em maioria, as cidades do Rio de Janeiro nos fazem pensar imediatamente no verão e naquela caipirinha na praia. Porém Petrópolis foge a essa regra e é perfeita para dias mais frios. Os 518 km de distância entre Santos e a cidade na serra carioca valem a pena. Quem pegar a estrada até lá poderá conhecer locais históricos, museus (o Museu Imperial é imperdível!), a Casa de Santos Dumont, pontos turísticos lindos e muita gastronomia.

www.juicysantos.com.br - museu imperial de petropolis para visitar no invernoFoto: www.museus.gov.br

Para começar, no período do inverno acontece o Bauernfest, a festa do colono alemão. Como o próprio nome diz, o evento é repleto da culinária e cultura alemã. Além disso, o passeio terá muito fondue, festivais de corais (que são super emocionantes), vinhos e chocolates.

O saboroso inverno de Minas Gerais

Quer ir ainda mais longe, mas ainda de carro? Então que tal curtir o inverno de Minas Gerais? Por lá duas cidades vão oferecer um friozinho delicioso:

Monte Verde

Nossa primeira dica de viagem de inverno em Minas Gerais é Monte Verde. A cidade fica a pouco mais de 4 horas de Santos e é comum marcar temperaturas negativas no inverno. Nos finais de semana de julho, acontece o festival de inverno, mas durante toda a estação é possível se deliciar com fondue, vinhos e outras iguarias.

Além disso, sua viagem deve ter passeios pelo centro (com sua arquitetura mega charmosa), uma visita à fábrica de chocolate e também às cervejarias da cidade. Quem gosta de aventura pode aproveitar as trilhas da cidade e fazer passeios de quadriciclo.

Tiradentes

Um pouco mais distante, Tiradentes fica a praticamente 8 horas de Santos. Mas quem encara a viagem se depara com paisagens de tirar o fôlego, gastronomia de primeira e muitos passeios ótimos. Para começar, não deixe de visitar a Casa da Pedra, o Museu da Liturgia e o chafariz de São José.

Também vale a pena conferir o calendário de eventos da cidade e tentar conciliar sua viagem com algumas das atrações dessa época de temporada.

Paraná é logo ali e bem gelado

No Paraná, a nossa dica é o frio de Morretes. Mas, para ter a experiência completa vale a pena embarcar para Curitiba e fazer o passeio de trem até Morretes. Afinal, estamos falando de um dos trajetos de trem mais bonitos do mundo. De acordo com as previsões meteorológicas, o mês mais frio é junho, mas julho e agosto também apresentam baixas temperaturas.

Em junho, a programação da cidade tem um festival de inverno e também a festa de São João. Em outras palavras, comida boa é regra e o agito vai de segunda a segunda.

Onde curtir o frio em Santa Catarina

Por fim, você pode embarcar para Santa Catarina e curtir as menores temperaturas do Brasil por lá. Provavelmente essa viagem terá de ser de avião, então vale a pena começar as pesquisas com antecedência para garantir valores melhores.

Confira dicas infalíveis para economizar na sua próxima viagem

Em Santa Catarina, o Juicy indica que a sua parada seja em uma dessas três cidades:

Joinville

Em uma pesquisa no Google por “Joinville no inverno”, as primeiras imagens serão da cidade congelada e com camadas de neve, pois o fenômeno acontece frequentemente por lá. Se você sonha em ver neve, essa é uma ótima aposta. Mas, além do frio, você poderá curtir muitas outras coisas.

Para começar, os espetáculos de ballet são obrigatórios. Em Joinville acontece o maior festival de dança do mundo. Para a sua sorte, normalmente a programação rola durante o mês de julho. Também é por lá que fica a única unidade da aclamada Escola Bolshoi fora da Rússia. Quem quiser pode conhecer a estrutura, mediante agendamento prévio.

São Joaquim

São Joaquim ficou conhecida como a cidade mais fria do Brasil, ou seja, no inverno você vai precisar de bons agasalhos e provavelmente vai ver neve ou geada. A cidade possui várias praças agradáveis e oferece aquele turismo mais próximos dos moradores. Então a dica é: pergunte ao pessoal do hotel/Airbnb o que eles indicam e seja feliz.

Assim como em toda as cidades já citadas, você pode aproveitar festas de inverno e muitas comidas deliciosas.

Urubici

Urubici também é gelada e a melhor opção em Santa Catarina para quem procura aventura. Isso porque entre os pontos turísticos da cidade estão cavernas, cachoeiras e parques. Dentre tantas opções, o Cânion Espraiado é a mais imponente e bonita. Porém é também a de mais difícil acesso.

Vale a pena criar o seu roteiro com antecedência e procurar um guia turístico para te ajudar em alguns dos locais 🙂