Texto porFlávia Saad
40 anos - Santos (SP)

Viajar com pets para Santos: uma das melhores cidades para turistar com eles

Que o santista ama seus pets, a gente já sabe. E agora somos reconhecidos pela receptividade aos viajantes de quatro patas também. Isso porque viajar com pets para Santos é uma festa. A cidade ranqueia lá no alto em pesquisa realizada pelo Booking.com sobre destinos de turismo pet friendly.

Santos é uma das melhores cidades brasileiras para se viajar com pets

Na pesquisa, Santos aparece como uma das favoritas dos turistas que chegam até aqui com cães e gatos.

Entre os fatores que chamam a atenção de quem vem de fora – e também dos residentes -, estão os espaços exclusivos criados para cães e gatos se exercitarem, além do projeto-piloto que libera a circulação de cães em trecho da praia de Santos, no José Menino, diariamente, das 6 às 9 horas e das 16 às 19 horas.

Na pesquisa, realizada com 48.413 pessoas de 31 países, incluindo o Brasil, Santos aparece em segundo lugar, atrás de Campos de Jordão, apontada como o melhor destino para passear com os pets. Ainda de acordo com a divulgação, quase metade dos brasileiros (46%), em suas futuras viagens, irão escolher seu destino levando em conta se o local é pet friendly.

Veja 4 locais pet friendly em Santos para você ir com seu aumigo

Emissário Submarino

Desde dezembro de 2021, a Praia do José Menino, em dois trechos do jardim, conta com o Espaço Pet do Parque Roberto Mário Santini.

O espaço tem iluminação especial, bebedouro para os animais, bancos de madeira e concreto para os tutores, áreas com grama, lixeiras e manilhas de concreto para os animais explorarem. A entrada, na face voltada para a praia, tem baia de segurança com dois portões, para maior proteção aos animais.

Morro da Nova Cintra

Outro ponto turístico de Santos, a Lagoa da Saudade tem o Lagoa Pet Parque. Nos 700 metros quadrados, os bichinhos de estimação socializam e se exercitam com seus donos. No local, há percurso de agility (esporte apropriado para todo o tipo de cachorro). É totalmente cercado por áreas verdes e dispõe de bancos para os tutores e bebedouros próprios para os cães.

Praça dos Cães

Os pets contam ainda com um espaço mais do que especial na Aparecida, a Praça dos Cães. Totalmente cercada com gradis de 2,30 metros de altura, a área fica dentro na Praça Caio Ribeiro Moraes e Silva, em frente ao Sesc. O local conta com muita área verde, terra, bebedouro e até um playground com manilhas e pneus.

Praia do José Menino

Santos iniciou neste ano um projeto-piloto inédito no Brasil, que libera a circulação de cães na praia, em uma área delimitada e com uma série de regras, em trecho da faixa de areia do José Menino, diariamente, 6h às 9h e das 16h às 19h.

Embora algumas outras cidades do País já tenham permitido o acesso de cães, Santos está inovando ao realizar um levantamento para mensurar os impactos da presença dos cães na praia, acompanhando a saúde dos animais, a qualidade da areia no local permitido e nos que não são permitidos, além do monitoramento da água do mar.

Também adoramos bares e restaurantes pet friendly, como:

  • Cervejaria Everbrew
  • Cola na Base
  • Save Point
  • Cinza
  • Quiosque Burgman
  • Seven Kings
  • Madalena Brigadeiros
  • Creperia da Praia
  • Dags Corp
  • Revo Manufactory

Alguns shoppings de Santos são pet friendly, como o Pátio Iporanga, Miramar Shopping, Praiamar Shopping e Shopping Parque Balneário (desde que sejam cães de pequeno porte e você vá com o animal no colo ou coleira).