Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
38 anos - Santos (SP)

Outubro Rosa para pets na Clinvet

Talvez você não saiba, mas as cadelas e gatas também estão sujeitas a desenvolver o câncer de mama.

Assim como nós, elas precisam passar por exames para identificar e tratar a doença antes que seja tarde.

Por isso, neste Outubro Rosa, a Clinvet 24 Horas realiza, no dia 29 de outubro (sábado), um mutirão de diagnóstico de câncer de mama em pets, com o objetivo de examinar e conscientizar os donos sobre essa questão de saúde importantíssima.

Nesse dia, das 10 às 16 horas, a equipe da clínica vai atender fêmeas para fazer avaliação clínica e exames (ultrassom de ovário e útero). Aquelas em que aparecer algum sinal de tumor também passarão por um raio-x de tórax. Tudo isso por um preço especial e mediante agendamento.

Chances altas

Paola Monte Alegre Américo, veterinária da Clinvet e professora de Técnica Cirúrgica e Patologia Cirúrgica da Unimes, explicou pra gente quais são os fatores de risco aos quais os proprietários precisam ficar atentos.

“Em cadelas e felinos fêmeas de meia idade, ou seja, após 4 anos, é necessário fazer os exames periódicos. E não importa se o animal é castrado ou não. Nos cachorros e gatos, 50% dos tumores se revelam malignos e 50%, benignos. O câncer de mama pode se alastrar e o primeiro local a fazer metástase é o pulmão, o que pode se tornar fatal para o bicho”.

Uma notícia triste para quem tem gatinhas: nessa espécie, 90% dos casos são malignos.

www.juicysantos.com.br - câncer de mama em gatas

Os tumores começam a aparecer como caroços, nódulos ou com o aumento de volume da região mamária por inflamação.

Vale lembrar que os pets não reclamam de dor (apesar de a gente achar que sim!), então a observação dos donos e os cuidados veterinários anuais se revelam fundamentais pra garantir um diagnóstico preciso e precoce.

Em casos de câncer de mama em cachorras e gatas, o tratamento se parece muito com a conduta adotada para a mesma doença nos humanos: cirurgia para retirada do tumor (seguida de biópsia) ou quimioterapia.

E dá pra evitar esse problema?

Segundo Paola, sim, tem jeito. A castração da cadela antes do primeiro cio consegue evitar 100% dos casos. Isso acontece porque a esterilização bloqueia a produção de hormônios. Já nas gatas não há comprovação científica da relação entre as 2 coisas.

Então, mais do que nunca, não deixe de castrar sua filhote – isso pode salvar a vida dela no futuro!

Participe do Outubro Rosa para Pets na Clinvet agendando seu horário pelo telefone (13) 3223-8134.

Aberto em 2003, o hospital veterinário Clinvet tem, sob a coordenação de Paola, um time de cirurgiões super capacitados para cuidar delas.

Oferece, além de cirurgias de alta complexidade, serviços veterinários diferenciados, como acupuntura, fisioterapia, exames, atendimento de animais silvestres e odontologia, entre outros.

A unidade principal, que fica na Praça Cel. Fernando Prestes, 46, Aparecida, atende 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados.