Juicy Santos
Texto porJuicy Santos
Santos

Os pets e as férias

Para muitos animais, a época de fim de ano significa tristeza e desespero. Isso porque alguns humanos ainda os tratam como objetos que podem ser descartados durante as férias ou feriados. Não seja essa pessoa. Você pode se divertir e ainda cuidar do seu pet.

As ONGs de bem-estar animal relatam, em seus sites, um aumento de cerca de 30% no número de abandonos nesta época do ano.

www.juicysantos.com.br - o que fazer com meu cachorro quando vou viajar?

São animais que foram dados como presentes em outras épocas – mas ele não são brinquedos!-, pets que envelheceram e demandam maior cuidado, ou simplesmente falta de com quem deixar.

Esse dono acha que, ao deixar o bicho na rua, alguém vai encontrá-lo e cuidar dele, o que raramente acontece. O animal acabando sofrendo maus-tratos, ficando doente, passando fome e frio e correndo grandes riscos de morte.

Se você for viajar durantes as festas de final de ano ou tirar férias, cuide do seu animal, porque ele depende apenas de você.

Existem amigos ou parentes que podem ficar com ele, vizinhos que podem olhá-lo e alimentá-lo (se não ficar tempo demais fora), pet shops com hotéis e babás particulares que cuidam do bicho na sua casa ou na deles. Você pode achar esses estabelecimentos em pessoas em sites de busca.

Algumas dessas opções custam dinheiro, sim. Mas gasto é um dos compromissos que você tem que entender quando adota ou compra um pet.

Animais não são objetos.

Eles precisam de alimentação, higiene, ficam doentes, precisam de vacinas e alguns outros cuidados, como passeios e escovação. Pense bem antes de adotar um e depois não poder arcar com a responsabilidade.

Se for deixar seu animal com um amigo ou parente, certifique-se de que ele ficará em um ambiente seguro e leve as coisas dele –ração, brinquedos, cama, areia–, para que ele não estranhe tanto. É importante que ele não tenha acesso à rua, pois pode se perder por estar em um local desconhecido.

Divirta-se e depois continue amando e cuidando do seu bichinho!

By: Vanessa Stelzer