Diabetes em cães e gatos

Seu pet bebe muita água? Faz muito xixi? Pede comida o tempo todo? Está perdendo peso de forma gradativa? Toma corticoide de forma regular ou esporádica por doenças de pele, respiratórias ou articulares? Tem ficado com o olhinho mais branquinho?

Cuidado. Ele pode estar com hiperglicemia e desenvolver diabetes.

www.juicysantos.com.br - diabetes em cãesCrédito da imagem

Alguns proprietários, por mais cuidadosos que sejam, muitas vezes não têm conhecimento que animais também podem ter a doença.

O uso de corticoides também pode predispor à ocorrência de diabetes, uma vez que o medicamento pode causar hiperglicemia.

O proprietário tem de estar ciente, nesses casos, da necessidade de controle glicêmico de forma regular, a cada três ou quatro meses. Esse acompanhamento deve ser realizado antes do início do uso do remédio.

Animais diabéticos têm restrição no uso de qualquer tipo de corticoide, inclusive tópico, usado na pele, olhos e orelhas.

Cães e gatos apresentam diabetes de formas diferentes, o que também exige tratamentos distintos. Em ambos os casos, o acompanhamento com endocrinologista é indispensável.

Assim como em humanos, o diabetes deixa sequelas severas no organismo dos animais, como pancreatite e insuficiência renal aguda, que tende à crônica. Animais com doenças endócrinas também podem desenvolver a diabetes de forma secundária como no caso do hiperadrenocorticismo.

Fêmeas não castradas podem ter picos de hiperglicemia mais graves durante o cio. Em alguns casos, é necessário até internação para o controle glicêmico nesse período. A castração de fêmeas diabéticas é obrigatória.

A identificação precoce de hiperglicemia gera conforto para o paciente. Se ele for acompanhado de forma periódica, dispensa internação e, consequentemente, gera menos gastos financeiros para o proprietário.


www.juicysantos.com.br - insulina para gatosCrédito da imagem

Campanha

Tendo em vista o número de animais que identificados na Emergência do centro veterinário com diabetes descompensado, sem que o proprietário sequer desconfie do problema, lançamos uma campanha de identificação de hiperglicemia nos animais de estimação.

O intuito da nossa campanha é informar a população sobre quais são os sintomas comuns em portadores de diabetes. E também alertar que animais ainda assintomáticos podem estar apresentando hiperglicemia, ainda no início da doença.

De segunda a sexta-feira, veterinários do Vitale irão realizar, gratuitamente, exames de identificação de diabetes em cães e gatos, das 11 às 17 horas – o resultado sai na hora. Para poderem participar, os animais deverão estar em jejum nas últimas 12 horas. A ação se estenderá até o dia 25 de junho. O Vitale fica na Avenida dos Bancários, 6, Ponta da Praia, Santos.

Antonella Chiaratti é médica veterinária diretora clínica do Vitale – Centro Médico Veterinário 24 horas

By: Antonella Chiaratti