Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Campanha do agasalho pet

Assim como as pessoas, cães e gatos de Santos também precisam se aquecer neste inverno.

Para eles, um agasalho pode diminuir riscos de doenças respiratórias diversas que podem evoluir para pneumonia e levar a óbito em poucos dias.

labrador fofo

Por isso, o Vitale – Centro Médico Veterinário 24 Horas, em Santos, iniciou na semana passada a 1ª Campanha de Doação de Agasalho Pet.

A iniciativa pretende arrecadar roupas, caminhas e cobertores para cães e gatos abrigados nos centros de Controle de Zoonoses de Santos e de Guarujá. Dependendo do número de peças recebidas, parte delas será encaminhada para entidades protetoras de animais que atuam na região.

Segundo a médica veterinária Antonella Chiaratti, diretora clínica do centro veterinário, especialmente nesta época do ano, quando os dias e, principalmente, as noites são mais frios, um agasalho pode prevenir perda de temperatura corpórea e assim diminuir as chances desses animais de desenvolverem doenças respiratórias diversas que podem evoluir para pneumonia, seguido de óbito, em poucos dias.

gato com frio

Os principais sintomas de doenças respiratórias em animais são tosse, espirros, febre, desidratação grave, falta de apetite, coriza e dificuldade respiratória.

Quem quiser participar da campanha pode doar também roupas confeccionadas em casa, com meias – basta cortar a extremidade fechada para que ela se transforme em uma peça que irá aquecer cães e gatos de pequeno porte -, peças de moletom e cobertores. O objetivo é fazer com que os animais possam ficar mais quentinhos e passar o inverno sem pegar qualquer tipo de doença. É preciso que as peças estejam limpas, prontas para uso.

As peças podem ser entregues até o dia o dia 20 de julho, em 4 pontos de Santos: Vitale – Centro Médico Veterinário 24 Horas (Avenida dos Bancários, 6, Ponta da Praia), PoupaPet (Avenida Pedro Lessa, 2.609, Embaré), Dogland (Avenida Afonso Pena, 760, Ponta da Praia) e DrogaVet (Rua Alagoas, 7, Gonzaga).

Mais informações pelo telefone (13) 3041-3490.