Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

8 dicas para cuidar dos cachorros no calor

Fato: a gente mora em uma cidade MUITO quente.

Santos é uma delícia no verão: passear na praia, curtir o horário estendido, se refrescar com um sorvete…

Mas tem gente que sofre muito nessa época do ano – e não somos apenas nós, não.

Entre os pets, os cães precisam de uma atenção especial nos meses de temperaturas mais elevadas. Isso porque eles sofrem com a hipertermia: já que não transpiram, como nós, seu controle de calor em relação ao ambiente se faz pela respiração. Mas, como o ar fica quente, isso dificulta a vida dos bichinhos. Alguns chegam até a ficar ofegantes!

cachorro no calor

Pra ajudar nossos leitores pais e mães de cachorros, conversamos com a Paola Monte Alegre Américo, veterinária da Clinvet e professora do curso de Veterinária da Unimes para que ela desse algumas orientações sobre como tornar o sofrimento menor para eles nessa estação.

Veja 8 dicas para cuidar dos cachorros no calor:

1) Aumente a ingestão de água fresca
Ofereça mais água fresca ao longo do dia e não esqueça de deixar o pote ou bebedouro em local com sombra – ninguém curte água quente, né? Se possível, acrescente algumas pedras de gelo à água.

2) Coloque a mão no chão antes do passeio
Sinta com a sua própria mão se o asfalto da rua está quente demais para o cachorro, ou ele pode queimar o coxim (aquela “almofadinha” das patas). Não prolongue muito a caminhada também.

3) Evite os piores horários
O período do meio-dia às 15 horas, assim como para os humanos, acaba sendo o mais críticos para os cães. Melhor sair para passear cedo pela manhã ou à noite, após as 18 horas. Mas vale o bom senso: se achar que está quente demais pra você, provavelmente também está para seu amigo canino.

4) Preste atenção às doenças de verão
A estação mais quente do ano aumenta a incidência de pulgas e carrapatos, porque esses parasitas gostam do calor. Utilize produtos preventivos a cada 15 ou 20 dias para evitar as doenças – elas podem até levar a óbito, em casos mais extremos!

Outro problema frequente está nas doenças infectocontagiosas, como a parvovirose, contraída pelo ar. Por isso, mais do que nunca, o cão precisa estar com a vacinação em dia.

Precisamos mencionar: o mesmo mosquito que transmite a dengue para os humanos (Aedes Aegypti) passa dirofilariose para os animais, um verme que parasita o coração e cuja contaminação é fatal.

5) Aumente a frequência dos banhos
Mais do que uma questão de higiene, os banhos podem servir para baixar a temperatura corporal e refrescar os cães em dias muito quentes.

6) Se possível, deixe a pelagem mais curta
Dogs de pêlo longo, como lhasa apso, labrador e outros, se beneficiam de uma tosa mais curta nessa época.

www.juicysantos.com.br - 8 dicas pra cuidar dos cães no verão

7) Ligue o ar condicionado
Eles podem, sim, ficar no ar condicionado ou com o ventilador ligado – em especial os braquicefálicos, como buldogues e pugs. Além disso, evite deixá-los em quintais com incidência direta de sol, sem possibilidade de sombra.

8) Fique atento à saúde do seu cão
A observação e o cuidado do dono fazem toda a diferença na vida de um animal. Atente para os sinais que ele dá – cansaço nos passeios, sede, fome, tontura, coceira ou qualquer comportamento diferente do normal.

Clinvet

Desde 2003, a equipe do hospital veterinário Clinvet cuida dos pets santistas com a maior dedicação.

Entre as opções disponíveis, estão consultas e avaliações clínicas, cirurgias de alta complexidade e serviços veterinários diferenciados, como acupuntura, fisioterapia, exames, atendimento de animais silvestres e odontologia, entre outros.

Fica na Praça Cel. Fernando Prestes, 46, Aparecida, e atende 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados.