26/09/2017 Por Victória Silva Moda, Para comprar

RCP Collection une moda + conscientização ética em Santos

1 peça de roupa = 5 refeições.

O cálculo não faz sentido para você? Calma, o Juicy Santos te explica.

É assim que funcionam as vendas de uma marca recém-nascida aqui em Santos. Você compra uma ‘brusinha’ que tem a cara da cidade e a vibe do verão que está chegando e, de quebra, ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social.  

Muito prazer, essa é RCP Collection.

A grife, que é 100% santista, nasceu no mês de agosto de 2017 com a missão de dar um novo valor à moda caiçara: conscientização ética.

“Eu fiquei 3 anos no exterior, enquanto trabalhava como comissária de bordo. Quando voltei, foi um susto ver o número de pessoas em situação de rua. Acho que a gente invisibiliza, mas eu não estava mais acostumada”, lembra Roberta Pons, criadora da RCP.

O choque de realidade que tomou ainda na entrada da cidade se manteve ao caminhar pela praia e visitar o Centro Histórico. De volta à sua terra natal, ela percebeu que era preciso se mover e ajudar.

Espirito empreendedor, amor pela moda e a vontade de fazer algo grande foram os ingredientes necessários para dar aquele empurrãozinho à ideia. Uma marca com a cara da cidade e a consciência que nem todos têm.

União de sucesso

queen rcpImagem: Roberta e Lívia

O próximo passo foi encontrar alguém que topasse a missão de criar roupas com a cara da orla de Santos. Foi nesse momento que sua amiga Lívia Callegari, arquiteta e dona de uma marca de blusas bordadas, entrou na história.

“Minhas peças todas têm pedraria, é a característica da marca. Eu faço o piloto e mando para a equipe confeccionar. Produzir as peças da RCP foi um desafio, é bem diferente do que fazia até então. Mas eu amei”, explica.

Unidas, as amigas criaram o conceito das peças para a marca, que doa 5 refeições para pessoas em situação de rua para cada peça vendida. Tem bonés, vestidos, camisetões e outros acessórios. E, no último dia 31 de agosto, lançaram a RCP Collection com um evento na Pinacoteca Benedito Calixto.

Por enquanto, as roupas podem ser adquiridas apenas online no site RCP Collection. Mas a notícia boa é que as entregas são feitas em todo o Brasil e a ideia é que, futuramente, o mundo inteiro possa usar a marca e ajudar pessoas carentes de Santos e outras cidades da Baixada Santista e regiões de todo o país.

Os vestidos, por exemplo, saem por R$ 89,90.

“As doações vão acontecer esporadicamente. Mas tudo vai ser esclarecido nas redes sociais e no site, para os clientes saibam quem ajudou e como aconteceu”, explica Roberta.

Para saber mais sobre moda + conscientização ética em Santos, fique de olho no Facebook da RCP Collection.