Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Kijaya: produtos feitos de dobradura em tecido

Adoramos mostrar aqui artesãs e artesãos de Santos e região que fazem trabalhos manuais diferentes e criativos.

A Fernanda Corbi e sua irmã, Natalia, são donas da Kijaya, uma marca que usa a técnica do orinuno (dobradura em tecido) para fazer carteiras, necessaires e outros itens fofos.

Kijaya: produtos feitos de dobradura em tecido

O nome vem do japonês – ori = dobrar e nuno = tecido – e a arte é milenar. O trabalho é feito a partir de um único pedaço de tecido, apenas com dobras precisas sem cortes ou costuras. É como se fosse um origami, mas em um material diferente.

As duas começaram a Kijaya (que quer dizer “A vida é cíclica e não linear”) em setembro de 2011. Fernanda mora em Santos e Natália, em Araraquara. Natália foi a primeira a usar as dobraduras para montar peças únicas e a irmã aprendeu depois, como terapia. Mas acabou gostando tanto que agora elas trabalham juntas com o feitio e venda dos produtos.

A simplicidade do trabalho é encantadora. O algodão engomado se transforma em possibilidades infinitas. Quanto menor a peça, mais difícil a sua confecção. Uma carteira, por exemplo, demora cerca de uma hora e meia para ficar pronta.

orinuno dobradura em tecido

“O origami tem uma relação com a espiritualidade. A arte das dobras nos remete a algo muito maior do que simplesmente dobrar. A dobradura feita através da técnica de origami / orinuno é baseada na geometria. A matemática regula cada uma de suas formas, revelando o pensamento Divino. Quando dobramos, a repetição tem um efeito libertador nas nossas mentes. Dobrar atua como um mantra que liberta o espírito para a oração e a meditação. Nós procuramos sempre uma conexão maior no momento da produção. Musicas zen, mantras e incenso estão sempre presentes para inspiração e cada peça finalizada é abençoada de uma forma especial””, explica Fernanda.

Em breve, elas começam a desenvolver um novo ciclo com criações que incluem mandalas de orinuno com pedras e cristais, e o macramê, a arte dos nós, mas sempre mantendo as criações anteriores.

“Olho para o simples pedaço de tecido em forma geométrica na minha frente e descubro que ele já não é mais um simples pedaço de tecido. Descubro que tem uma moldura mágica através da qual posso desfrutar peças encantadas, e meditando na dança dos dedos, me desconecto da racionalidade, e me conecto a mundos de elevada espiritualidade”, conta Natália.

Gostou? Você pode comprar as peças da Kijaya pelo Facebook, por e-mail ([email protected]) ou por telefone com Natália – (16) 9317-1742 (Araraquara) ou Fernanda (11) 8474-6656 (São Paulo e Santos).