Dourado na decoração, uma tendência que vai iluminar a sua casa

  • 1
    Share

Em tempos duros como os que estamos vivendo, nossas casas viraram, mais do que nunca, um refúgio. Quando olhamos o sol brilhando lá fora, até conseguimos nos animar e olhar com uma ponta de otimismo para o futuro. Que tal, então, trazer esse brilho para dentro e iluminar os ambientes com o dourado na decoração?

Assim como outros tons metálicos, como o cobre ou o rosé, o ouro tem a força de imprimir elegância e glamour a qualquer cômodo.

O dourado faz parte de uma paleta de cores quentes. Portanto, ajuda também a trazer conforto e iluminar os interiores.

www.juicysantos.com.br - dourado na decoração - dicas com papel de parede dourado

A tendência do dourado na decoração da casa

Ela não é de hoje.

Se você acha que a moda do dourado na decoração da casa começou no Pinterest, pense novamente. O ouro, na realidade, vem carregado de uma simbologia histórica que remete ao luxo – começando lá na época dos faraós egípcios, dos povos pré-colombianos aqui na América Latina e seguindo a trajetória tanto do Ocidente quanto do Oriente.

Não é para menos que, quando visitamos um museu, os detalhes dourados aparecem não apenas em artefatos de uso diário, como também nas peças suntuosas de reis e rainhas através dos séculos.

Para nossa sorte, hoje existem possibilidades quase que infinitas de incluir o dourado na decoração.

Combinado com cores claras, traz leveza e claridade para quartos e salas. Com preto, cinza ou tons escuros, é chique demais!

E, aqui no Juicy Santos, vamos listar algumas delas.

1. Iluminação

Quer chegar chegando no glamour? A primeira dica é investir em um clássico lustre dourado.

www.juicysantos.com.br - papel de parede dourado na decoração

Aliado com materiais como vidro (nos pingentes), o dourado combina bem com um estilo eclético de decoração. Cuidado para não sobrecarregar o ambiente e procure equilibrar a escolha com peças mais básicas e de linhas retas.

Não tem grana suficiente para investir em um grande lustre? Adicione arandelas ou luminárias de chão com detalhes dourados.

2. Papel de parede dourado

Pra quem busca elegância em nível máximo, o papel de parede dourado é a aposta.

Versátil, ele vai proporcionar um destaque incrível, seja com padrões geométricos, abstratos, adamascados ou até mesmo imitando flores e plantas.

www.juicysantos.com.br - dourado na decoração com papel de parede

Ao escolher um papel de parede dourado, é essencial pensar no ambiente como um todo, para coordenar de forma chique e elevar o efeito ainda mais!

Arquitetos e profissionais de decoração de interiores recomendam sempre optar por uma parede só com papel de parede dourado. Uma boa dica pra escolher a parede que vai receber o papel é equilibrar com os móveis que vão acompanhá-la. Em um quarto, por exemplo, funciona bem na parede atrás da cama ou da cabeceira.

3. Molduras e espelhos

Espelhos e quadros com molduras douradas conseguem mudar a cara de um quarto ou sala. Você pode também pegar uma moldura que já tem e trazer vida nova a ela com pintura em spray.

www.juicysantos.com.br - dourado na decoração com papel de parede

Não pode fazer um grande investimento? Considere um porta-retrato com bordas douradas (ou um conjunto deles).

4. Tecidos

Almofadas, pufes ou mantas com tecidos com um toque de dourado. Já pensou nisso?

www.juicysantos.com.br - dourado na decoração - dicas com papel de parede dourado

Pois é, vale a pena e não enjoa.

5. Na cozinha

Na cozinha também pode dourado na decoração? Claro que sim.

Há peças incríveis de torneiras que vão proporcionar um aspecto clássico, mas moderno, quando misturados com itens mais modernos. Em detalhes menos evidentes, escolha talheres dourados ou então pratos com filete dourado.

www.juicysantos.com.br - dourado na decoração - dicas com papel de parede dourado

6. Acessórios

Entre as opções de acessórios dourados para a decoração, dá pra investir em velas, caixas, esculturas, vasos, bandejas e aparadores de livros para dar um up em estantes, mesas e demais móveis.

Além disso, cômodas ou mesas podem ganhar uma sofisticação inesperada se você trocar os puxadores das gavetas por modelos dourados.

www.juicysantos.com.br - dourado na decoração - dicas com papel de parede dourado

E você, como incorpora o dourado na decoração?

Seja no papel de parede dourado ou em detalhes pequenos como acessórios, experimente trazer esse glamour para o seu lar.